MAMÃO/CEPEA: Baixa procura pré-festas pressiona cotações

por Portal Campo Vivo

Problemas de qualidade também têm sido limitantes ao consumo

Apesar da oferta controlada, os preços do mamão recuaram praticamente em todas as regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea nesta semana (13 a 17/12). No Norte de Espírito Santo, por exemplo, o havaí do tipo 12 a 18 foi comercializado na média de R$ 2,20/kg, valor 20% inferior ao da semana passada. Já o formosa foi vendido por R$ 3,28/kg, queda de 12% na mesma comparação.

Produtores do norte capixaba relataram que, além do menor poder de compra do brasileiro no geral, a preferência por frutas de caroço, comum nesta época do ano, e os problemas de qualidade têm sido limitantes ao consumo do mamão.

A baixa qualidade, por sua vez, se deve às intensas chuvas na região, que levaram a um atraso na maturação, com frutas muito verdes entrando no mercado, e aumentaram a aparição de doenças fúngicas, como a barba de papai noel. Para as últimas semanas do ano, espera-se que o mercado de mamão siga parecido, com baixa oferta, problema de qualidade e pouca procura.

Cepea

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar