Brasil busca reduzir dependência internacional de fertilizantes ao atrair investidores globais

por Portal Campo Vivo

Evento da ApexBrasil destacou a necessidade de quintuplicar a produção nacional de adubo até 2050

Foto: Pixabay

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o Programa de Atração de Investimentos do Setor de Fertilizantes – Invest in Brazil Fertilizers, durante o Fertilizer Latino Americano 2025, realizado de 26 a 29 de janeiro no Rio de Janeiro.

O programa visa reduzir a dependência estrangeira de fertilizantes, identificando projetos estratégicos em estados brasileiros para atrair investimentos internacionais.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Durante o evento, a entidade, em parceria com o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert) e o Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), realizou atendimentos a potenciais investidores internacionais e articulou novos negócios para impulsionar a produção nacional.

Estratégia global para o setor de fertilizantes

O coordenador da gerência de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla, destacou a mudança na abordagem da Agência, que agora lidera um trabalho estratégico global e de longo prazo no setor.

Segundo ele, a atuação da ApexBrasil passou de eventos pontuais para um modelo integrado, consolidando sua posição como facilitadora de investimentos internacionais.

Assessor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), José Polidoro, ressaltou a importância da ApexBrasil na reestruturação do setor. “Estamos falando de um setor que exige investimentos muito altos. O Brasil tem ótimos projetos que precisam de visibilidade, e este evento atraiu grandes companhias globais para conferir de perto o momento do país”, afirmou.

Já o presidente do Sinprifert, Bernardo Silva, destacou a necessidade de quintuplicar a produção nacional de fertilizantes até 2050, conforme o Plano Nacional dos Fertilizantes (PNF). O setor demandará R$ 200 bilhões em investimentos para ampliar a capacidade produtiva.

Fábrica de fertilizantes israelense no Brasil

 A Haifa, multinacional israelense especializada em nitrato de potássio, escolheu Uberlândia, em Minas Gerais, para instalar sua primeira fábrica no Brasil. A cidade foi selecionada por sua posição estratégica entre os estados com maior consumo de fertilizantes.

A diretora-geral da companhia para a América do Sul, Giuliana Feldman, explicou que a empresa busca consolidar sua presença no Brasil.

“Não seremos apenas um estabelecimento exportador e importador, mas sim fabricantes no Brasil”, afirmou. A empresa também foi convidada pela ApexBrasil e pelo Mapa para patrocinar o projeto do Centro Nacional de Excelência em Fertilizantes, que será sediado no Rio de Janeiro.

 Canal Rural

Deixe um Comentário

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar