Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 10%
O Índice de Frete Edenred Repom (IFR) identicou aumento no preço médio do frete por km rodado em janeiro, fechando em R$ 6,36, o que representa um incremento de 2% em comparação com dezembro de 2023, quando a média era de R$ 6,22. No entanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 10%.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom, destacou que esse é o primeiro aumento no valor médio do frete desde abril do ano passado, evidenciando que o novo reajuste da tabela do frete impactou diretamente o custo de transporte.
Em 19 de janeiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou os pisos mínimos de frete e editou a nova Resolução. Os preços médios registraram aumentos que variaram de 1,03% a 5,66%, dependendo do tipo de operação de transporte. A agência informou que o reajuste foi realizado com base em uma nova metodologia para aproximar os valores sugeridos da realidade do transportador brasileiro.
Fernandes ressaltou que a projeção para fevereiro indica a possibilidade de uma nova alta no frete, especialmente impulsionada pelo aumento do preço do litro do diesel nas bombas de abastecimento, após o início da vigência das novas alíquotas do ICMS.
Agrolink