
Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) divulgou a pesquisa Dados e Tendências – Turismo, com importantes indicadores que podem ajudar a nortear os investimentos no setor. Nela consta um levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), apontando crescimento de 9,2% no volume das atividades turísticas no 1º trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado colocou o Espírito Santo na 4ª posição entre as Unidades da Federação com maior avanço interanual, reforçando o papel estratégico do turismo para a economia capixaba. Confira a pesquisa completa aqui.
Em 2023, o setor empregava 46.362 pessoas formalmente, sendo 68,7% em atividades ligadas à alimentação. Já no 1º trimestre de 2025, segundo estimativas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) analisadas pelo IJSN, cerca de 179 mil pessoas estavam ocupadas em atividades turísticas no Espírito Santo, incluindo trabalhadores formais (66%) e informais (34%).
“Os resultados apontam o aumento na atividade turística do Espírito Santo, o que indica que a priorização do turismo tem apresentado avanços. É um trabalho desenvolvido por diversos atores, públicos e privados, com iniciativas para fortalecer governanças, estruturar empreendimentos turísticos e promover o estado”, reforçou o coordenador do núcleo de turismo do Sebrae/ES, Leandro Dalcomo Tononi.
Atualmente, o Espírito Santo conta com 64.048 empresas ativas no segmento de turismo, o que representa 11,2% de todos os empreendimentos em atividade no estado. Mais de 70% desses negócios atuam no ramo de alimentação, confirmando a relevância do setor gastronômico como um dos principais atrativos dessa cadeia. O documento apresentou ainda as perspectivas futuras para o segmento, apontadas pela revista Tendências do Turismo, do Ministério do Turismo. O estudo indica um setor em transformação, com a crescente valorização de experiências autênticas e imersivas, maior busca por destinos alternativos e pela vivência da cultura local. Também ganham espaço as escolhas conscientes, ligadas à sustentabilidade e ao apoio à economia local, além da incorporação de novas tecnologias na experiência do turista. Segmentos como turismo de bem-estar, gastronômico, esportivo e de aventura estão entre os que mais devem crescer, reforçando a diversidade de motivações que têm movimentado os viajantes.
E as Micro e Pequenas Empresas (MPE) são as maiores empregadoras no setor. Até junho deste ano, foram registrados 940 novos postos de trabalho em Atividades Características do Turismo nos pequenos negócios, equivalendo a mais de 73% do saldo total de empregos em turismo gerados nesse período. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Vitória em destaque nos rankings nacionais e internacionais
A capital capixaba vem se consolidando como destino de interesse crescente para turistas brasileiros e estrangeiros. Segundo a agência online Decolar, Vitória ficou em 12º lugar entre os 20 destinos mais buscados por viajantes nacionais em 2024. Já no Google Destination Insights, a cidade ocupou a 15ª posição no mesmo ano.
No cenário internacional, o Grupo Desapegar, principal empresa de tecnologia de viagens da América Latina, apontou Vitória na 10ª posição entre os destinos brasileiros mais procurados por turistas estrangeiros em 2024.
Outro destaque foi no período do Carnaval de 2025, quando, de acordo com dados da IATA, uma associação internacional que representa e atende o setor aéreo mundial, Vitória registrou aumento de 12% nas reservas aéreas, ocupando o 8º lugar no ranking nacional de destinos mais reservados.
Assessoria de Imprensa Sebrae/ES