Equipe faz intercâmbio técnico em Santa Catarina para avanço do projeto “Queijos do Espírito Santo”

O objetivo foi aprofundar sobre a regulamentação, produção e pesquisa de queijos artesanais

por Portal Campo Vivo
Foto: Divulgação/Seag

Uma equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, nesta semana, uma missão técnica em Santa Catarina com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a regulamentação, produção e pesquisa de queijos artesanais. A ação integra o projeto “Queijos do Espírito Santo”, desenvolvido pela Seag para caracterizar os principais queijos artesanais.

Durante o intercâmbio, a equipe capixaba foi recebida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que organizou uma agenda técnica com pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e visitas a produtores regularizados. Também foi realizada uma reunião com especialistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que apresentaram experiências relacionadas à qualificação de produtores e à promoção de concursos de queijos artesanais.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o intercâmbio reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da queijaria artesanal capixaba: “Financiar pesquisas que dão suporte científico e técnico é fundamental para que o Espírito Santo avance com legislações compatíveis com o modo de fazer artesanal, sem abrir mão da segurança sanitária. Esse trabalho permitirá regularizar mais produtores, ampliar a presença dos nossos queijos em novos mercados e, inclusive, alcançar certificações como o Selo Arte. Estamos construindo uma política pública que valoriza nossa tradição, gera renda e fortalece a identidade dos produtos rurais capixabas”, afirmou.

O coordenador do projeto pela Seag, Jackson Fernandes Freitas, ressaltou que o intercâmbio reforça a similaridade técnica e cultural entre os dois estados.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!  

“Há grande semelhança entre alguns queijos produzidos no Espírito Santo e em Santa Catarina. Um exemplo é o queijo colonial, fresco ou maturado, conhecido em nosso Estado como queijo Minas, e o Kasëschimier, que em Santa Catarina recebe o nome de ‘Queijinho Branco Artesanal’. Essas referências fortalecem nossa pesquisa e nos ajudam a construir parâmetros adequados à realidade dos nossos produtores”, explicou.

Projeto Queijos do Espírito Santo

O projeto Queijos do Espírito Santo, financiado pelo Inovagro, tem como propósito identificar e caracterizar os principais queijos artesanais e autorais produzidos no Estado, além de subsidiar a construção de uma legislação específica. O objetivo é garantir segurança jurídica para os queijos capixabas.

Assessoria de Comunicação da Seag

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar