
A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) está completando 74 anos de história. Atuando de forma estratégica na defesa dos interesses do setor agropecuário, a Faes é a voz do agro capixaba que representa os produtores rurais de todo estado.
Desde 1951, a Federação trabalha para levar o melhor ao homem do campo. É por meio dos Sindicatos Patronais Rurais espalhados pelo interior que a Faes desenvolve ações voltadas à prestação de serviços e à melhoria da renda dos produtores rurais.
Junto com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), passa a ter representação também em Brasília, ao lado das demais Federações da Agricultura do país.
Ao lado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), formam o Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais, que leva capacitação, conhecimento e transformação social para milhares de famílias rurais.
O presidente da instituição, Julio Rocha, relembra a trajetória nestes 74 anos de Faes e ressalta a importância das parcerias durante o tempo.
“Nós temos, em uma das salas da Federação, um pouco da nossa história: uma galeria com os ex-presidentes, que nos traz à memória conquistas, desafios e superações. No entanto, não dá para falar apenas da Federação, precisamos falar do Sistema como um todo. Ao longo da trajetória da Faes, junto à CNA, veio a criação do Senar-ES, que desenvolve um trabalho exemplar de assistência gerencial. Hoje, temos o reconhecimento da sociedade, dos parceiros e dos órgãos públicos, e isso nos alegra muito. Mas ainda há muito por fazer”, destaca.
Com diálogo constante com governo, instituições de pesquisa e entidades do setor produtivo, a Faes garante representatividade real, pautada nas necessidades do produtor capixaba.
Por meio das Comissões Técnicas da Faes são analisados os gargalos no processo produtivo e desenvolvidas estratégias de ação como soluções para os principais desafios da agricultura e pecuária. Além do apoio a projetos e políticas públicas, e a defesa dos interesses do setor rural.
Uma das ações mais recentes foi a assinatura do termo de cooperação entre a Faes e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) em prol do agronegócio capixaba. Entre as ações previstas no acordo está a criação do AgrolegES, ferramenta para acompanhar projetos de lei voltados ao setor agro no Espírito Santo.
Essa atuação, aliada a décadas de trabalho contínuo, reforça o papel da Federação na representação e no desenvolvimento do setor rural capixaba.
Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES