
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), representou o Espírito Santo no #ConexiónVerde+, encontro anual do Programa AL-INVEST Verde, que teve início nessa segunda-feira (06) e encerrou nesta sexta-feira (10), em Medellín, na Colômbia.
Financiado pela União Europeia, o programa tem como objetivo promover o crescimento sustentável na América Latina, conectando governos, produtores e instituições de pesquisa em torno de uma economia de baixo carbono e de práticas produtivas sustentáveis.
Durante o último dia do evento, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, apresentou as experiências capixabas relacionadas ao Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag) e ao conceito de inovabilidade — união entre inovação e sustentabilidade — como caminho para o atendimento às exigências do novo regulamento europeu sobre produtos livres de desmatamento (EUDR).
“O Espírito Santo vem se preparando para um novo cenário global de produção e comércio, em que sustentabilidade e inovação caminham juntas. Nosso Estado é pequeno em território, mas gigante na produção agropecuária. Temos potencial para produzir mais de 20 milhões de sacas de café, mais do que toda a Colômbia. Se fosse um país, o Espírito Santo seria o terceiro maior produtor de café do mundo. Ter políticas claras para a comercialização internacional é essencial, especialmente diante da nova regulamentação europeia, que impacta fortemente nossas exportações. Para se ter uma ideia, em 2024, cerca de 45% das exportações capixabas de café em grão cru tiveram como destino a Europa”, destacou Bergoli.
O subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural da Seag, Michel Tesch, ressaltou que o Espírito Santo tem avançado na adoção de práticas que aliam produtividade e responsabilidade ambiental.
“Temos diversas ações nesse sentido, como programas de recuperação de nascentes, manejo sustentável do solo, rastreabilidade da produção agrícola e fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, com destaque para o café, que tem sido uma referência de sustentabilidade e qualidade para o mundo”, afirmou Tesch.
Programa AL-INVEST Verde
O Programa AL-INVEST Verde é uma das principais iniciativas internacionais de fomento a políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à inovação no campo. Uma de suas ações prioritárias é apoiar os setores público e privado da América Latina na adaptação ao Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), que visa garantir que os produtos comercializados na União Europeia não estejam associados à degradação ambiental ou ao desmatamento.
O ConexiónVerde+ reuniu representantes de instituições públicas e privadas de diversos países da América Latina, além de autoridades europeias, para fortalecer alianças, promover a troca de experiências e ampliar o impacto das políticas sustentáveis na região.
Assessoria de Comunicação da Seag