
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abriu o processo seletivo para novas turmas da e-Tec, com início no primeiro semestre de 2026. No Espírito Santo, as inscrições estão abertas para vagas nos cursos técnicos de Agricultura, Agronegócio, Fruticultura, Zootecnia e a formação inédita de Segurança do Trabalho.
Todas as formações são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e funcionam de maneira gratuita. Os interessados em se inscrever na e-Tec do Senar-ES devem ter o ensino médio completo.
O gerente técnico do Senar-ES, Murilo Pedroni, ressalta a importância dos cursos para a profissionalização do público rural. “Esses cursos vão trazer excelentes oportunidades para todo o agro capixaba. Todos são 100% gratuitos e preparados para o produtor rural e sua família poderem desenvolver cada vez mais o nosso agro”, ressalta.
Os cursos serão disponibilizados em alguns polos do Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Linhares, Rio Bananal e o novo polo de Itarana. Confira abaixo mais informações sobre os cursos e os polos onde estarão disponíveis:
Agricultura: Voltado para produtores que desejam dominar o sistema de produção, mecanização, controle e planejamento agrícola.
Disponível em Rio Bananal e Cachoeiro de Itapemirim.
Agronegócio: Ideal para quem deseja se profissionalizar no planejamento, execução e controle dos processos de produção animal, vegetal e agroindustrial.
Disponível em Rio Bananal e Domingos Martins.
Fruticultura: Indicado para quem quer se especializar no controle das etapas que envolvem a produção e o beneficiamento da cadeia produtiva da fruticultura brasileira.
Disponível em Itarana.
Segurança do Trabalho: Voltado ao dia a dia do trabalhador do campo, com foco nas características agropecuárias, na prevenção e manutenção da qualidade de vida.
Disponível em Linhares.
Zootecnia: Indicado para jovens que buscam se profissionalizar na produção, manejo e gestão pecuária com foco na equinocultura, respeitando o bem-estar animal.
Disponível em Cachoeiro de Itapemirim, Itarana e Linhares.
O município de Linhares, que estreou o novo polo neste ano com o curso de Fruticultura, terá novos dois cursos em 2026: Segurança do Trabalho e Zootecnia. O presidente do Sindicato de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, agradece o Sistema Faes / Senar-ES, a prefeitura e a Faculdade Municipal de Linhares (Faceli), pela boa notícia.
“Toda essa parceria estará somando melhorias para o nosso homem do campo, para os produtores rurais, além de dar suporte a quem tem interesse de estar contribuindo, cada vez mais, com a tecnologia e sabedoria do segmento agro”, afirma.
As inscrições estarão abertas até o dia 24 de novembro, a lista preliminar de classificados será divulgada no dia 11 de dezembro e o resultado final no dia 17 do mesmo mês. As matrículas presenciais deverão ser realizadas entre 19 e 26 de janeiro de 2026, no polo de ensino escolhido na inscrição. As aulas terão início no dia 23 de fevereiro.
Pessoas relacionadas a atividades rurais possuem prioridade na seleção. Após a ocupação das vagas por este público, as demais vagas disponíveis serão liberadas para o público em geral.
Acesse www.senar.org.br/etec para fazer a inscrição e consultar o edital.
Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES