
Representantes de cooperativas capixabas que atuam no segmento de leite participaram de uma visita ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em Cariacica. O momento, que teve apoio do Sistema OCB/ES, ocorreu na tarde desta terça-feira (30/9).
Estiveram presentes membros das cooperativas Clac, Cacal, Colamisul, Selita e Nater Coop (que detém a marca Veneza). A comitiva foi recebida pelo diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, pelo subsecretário de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Michel Tesch, e por técnicos do laboratório.
Um dos principais objetivos da visita foi apresentar ao público cooperativista toda a estrutura que o espaço possui, o seu funcionamento e as possibilidades existentes. Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas sobre as etapas do processo de análise e propor melhorias com base nas suas experiências atuando nesse segmento.
Durante a sua fala, o diretor-geral do Idaf destacou a importância de as cooperativas utilizarem o laboratório e apresentarem as suas sugestões. “Vocês vão nos ajudar com os fluxos e com o software, trazendo a visão de vocês para aprimorarmos, avançarmos e entregarmos um serviço cada vez melhor, que atenda às demandas das cooperativas e dos produtores”, disse Monteiro.
O subsecretário da Seag complementou a fala destacando que as cooperativas são um patrimônio na pecuária do leite. “Nós sabemos do trabalho que vocês têm, especialmente com aqueles pequeninos [produtores]. A qualidade do leite é uma tarefa que não cessa nunca, e o laboratório vai ao encontro disso, das necessidades das respostas, das análises e de uma capacidade de suporte, com aquilo que a gente mandava para fora sendo feito aqui”, ressaltou Tesch.
A visita também contou com apresentações da gerente de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Adriana Kister Rodrigues, que agradeceu a agenda e a disponibilidades dos representantes cooperativistas de visitarem o espaço; e do gerente da Qualidade, Marcus Vinícius Rodrigues, que destacou, entre outras coisas, que o laboratório do Espírito Santo é referência para outros estados.
A equipe do Sistema OCB/ES esteve representada pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Valdemar Fonseca; pelo assessor de Relações Institucionais, David Duarte; e pela analista de Desenvolvimento Cooperativista, Caroline Zanetti. A equipe agradeceu ao Idaf pelo convite e relembrou que o laboratório teve e tem total apoio da organização.
“Desde o início desse projeto, o Sistema OCB/ES abraçou a ideia, porque sabia da importância e da diferença que ter um laboratório aqui no nosso estado faria na ponta. Hoje, estar aqui, vendo essa estrutura crescer, nos enche de orgulho. Parabéns ao Idaf pelo trabalho e parabéns às cooperativas, que usam esse serviço e apoiam o seu desenvolvimento”, destacou Fonseca.
Ao longo da tarde, a comitiva também pôde acompanhar simulações das análises feitas com amostras de leite, compreendendo o seu funcionamento e dinâmica. O momento prático foi conduzido responsável técnica do laboratório, Priscila Firmino.
Sobre o laboratório
O Laboratório de Análise da Qualidade do Leite foi criado em 2012 com um grande aliado da segurança alimentar e também dos produtores que atuam nesse segmento. Desde a sua constituição, o espaço contou com o apoio das cooperativas no envio de amostras.
Em 2020, ele foi credenciado à Rede Brasileira de Qualidade (RBQL), sendo o único laboratório estadual a obter tal reconhecimento, o que significou uma grande conquista para o mercado capixaba.
Com isso, as análises que antes eram realizadas em outros estados, gerando custos para os produtores, puderam ser realizados em território capixaba, mantendo-se a mesma qualidade e confiabilidade.
Sistema OCB/ES

