Termina hoje (30) prazo de entrega da declaração do ITR  

O preenchimento pode ser realizado pelo serviço digital “Minhas Declarações do ITR”, disponível no Portal da Receita

por Portal Campo Vivo
Foto: divulgação CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) alerta os produtores rurais para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2025. O envio deve ser feito até hoje, terça-feira, 30 de setembro, às 23h59 (horário de Brasília).

Neste ano, a Receita Federal trouxe uma novidade: o preenchimento pode ser realizado pelo serviço digital “Minhas Declarações do ITR”, disponível no Portal da Receita. A ferramenta oferece recursos como pré-preenchimento, agrupamento de imóveis e acessibilidade.

Devem declarar pessoas físicas ou jurídicas (exceto imunes ou isentas) que sejam proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de imóvel rural. Quem perdeu a posse do imóvel em 2025 também está obrigado a declarar.

Outra mudança é que não é mais exigida a informação do Ato Declaratório Ambiental (ADA). No entanto, imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) devem ter o número do recibo informado, exceto nos casos de imunidade ou isenção.

O imposto pode ser pago em até quatro quotas mensais, de valor mínimo de R$ 50 cada. Quando o total for de até R$ 100, o pagamento deve ser feito em quota única. A primeira quota ou a quota única vence em 30 de setembro; as demais, no último dia útil de cada mês, acrescidas de juros Selic e 1% no mês do pagamento.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

 As opções de pagamento incluem transferência eletrônica, Darf ou Pix via QR Code.

 Para mais informações, acesse DITR 2025.

Assessoria de Comunicação CNA

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar