O município de São Mateus se prepara para dar um passo importante na valorização de suas riquezas locais e na potencialização do turismo. Na próxima quarta-feira (24/9), às 15h, será realizada uma reunião no auditório da Superintendência de Educação da cidade reunindo produtores, empresários, entidades e interessados na implementação da Rota das Especiarias, criada oficialmente pela Lei 12.421 em junho deste ano.

O projeto, que conta com o apoio do Sebrae, Sindicato Patronal Rural, Incaper, Prefeitura e Senar, busca criar uma nova opção de lazer e visitação, aproveitando o potencial agrícola e cultural de São Mateus, atualmente pouco explorado e divulgado.
De acordo com a secretária executiva da Associação Agricultura Forte, Fernanda Marin Permanhane, representante do grupo gestor da rota, o objetivo desta primeira reunião é estimular os produtores a percepção de valor de seus produtos e espaços, além de oferecer suporte técnico para receber turistas.
“O objetivo da reunião é explicar, esclarecer dúvidas e identificar interessados em participar de forma ativa no projeto. O Sebrae realizará um diagnóstico sobre o potencial da região, identificando o que já existe, o que pode ser aprimorado e quais capacitações são necessárias, incluindo orientações sobre investimentos e melhorias nas propriedades que vão integrar à rota”, explica a representante do grupo gestor.
O plano de ação prevê, além das capacitações, apoio na obtenção de crédito e estratégias de marketing para divulgar a rota de agroturismo. “A intenção é criar uma experiência diferenciada para os visitantes, promovendo o turismo, a cultura e a gastronomia local, valorizando as riquezas de São Mateus e gerando renda para os produtores”, disse Fernanda.
A iniciativa busca, também, estimular uma percepção profissional entre os produtores, incentivando melhorias na apresentação e comercialização de seus produtos, como embalagens adequadas e marcas registradas, essenciais para atrair turistas e consolidar a rota.
Valda Ravani, Jornalista, Redação Campo Vivo

