
A Comissão de Segurança Hídrica de São Mateus – formada pela Associação Agricultura Forte, Associação Empresarial e de Desenvolvimento de São Mateus (Assenor) e diversas entidades parceiras – realizou na última quarta-feira (20) uma reunião com o prefeito Marcus Batista e o secretário de Estado da Agricultura (Seag), Enio Bergoli, para discutir alternativas que assegurem o abastecimento de água no município.
Durante o encontro, a Seag apresentou os resultados do edital referente à possível construção da Barragem de Bamburral. Os estudos técnicos apontaram inviabilidade técnica e econômica da obra, devido à presença de solo mole na área do barramento, o que exigiria elevado custo para tratamento da fundação. Além disso, a limitação hídrica da região não atenderia ao volume mínimo estabelecido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), inviabilizando a barragem como solução definitiva.
Diante do resultado, o Governo do Estado anunciou que realizará um novo estudo no Rio São Mateus, em busca de alternativas viáveis de armazenamento e regularização hídrica. Segundo o secretário Enio Bergoli, a documentação para contratação já está pronta e o edital encontra-se em fase de elaboração.
Além do debate sobre barragens, os membros da Comissão apresentaram estudo sobre a possibilidade de mudança do ponto de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), como medida emergencial para reduzir os impactos da salinização e da escassez hídrica que atingem a cidade anualmente.
Também foram discutidas ações do Programa de Barragens, Recuperação de Nascentes e Conservação de Solo, desenvolvidas pelas secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento de São Mateus.
A segurança hídrica é condição essencial para manter a produção agrícola no Norte capixaba, região que concentra lavouras irrigadas fundamentais para a economia local e estadual. O problema hídrico de São Mateus é histórico: todos os anos o município enfrenta salinização da água, que chega a faltar em diversos bairros.
A Comissão de Segurança Hídrica, liderada pela Agricultura Forte e Assenor, conta com representantes da UFES, CREA, CBH, OAB e outras entidades do setor produtivo. O grupo atua de forma articulada e permanente na busca por soluções estruturais e emergenciais para garantir a segurança hídrica da população mateense.
Associação Agricultura Forte