Incaper lança publicação sobre produção de gengibre para exportação

A cartilha orienta sobre a escolha do local do plantio, mudas, monitoramento fitossanitário e boas práticas agrícolas

por Portal Campo Vivo
Foto: divulgação

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apresenta a cartilha ‘Gengibre: como produzir com qualidade para exportação’, já disponível para baixar, gratuitamente, no site da biblioteca Rui Tendinha.

A publicação, conduzida pela Editora Incaper, foi produzida e alinhada com os objetivos estratégicos do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba – Pedeag 4. Técnicos da extensão rural do Incaper e professores/pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Alegre contribuíram na definição do conteúdo.

Agricultores interessados em aprimorar os conhecimentos acerca da cultura da raiz, encontram na cartilha, de forma detalhada, informações dos processos de produção e pós-colheita para obtenção de um gengibre de qualidade, com rizomas padrão de exportação e destaque aos principais gargalos para uma manutenção de qualidade do produto.

A cartilha aborda tópicos e detalha, por exemplo, o processo produtivo – orienta sobre a escolha do local do plantio, a escolha de mudas, monitoramento fitossanitário, boas práticas agrícolas e afins. Etapas como transporte, lavagem e secagem também são destrinchadas. Quanto à colheita, as orientações apontam a quantidade colhida, corte, sequência, época e horário da colheita.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Um dos autores, o extensionista Galderes Magalhães, destaca que o maior desafio para os produtores apresentado na cartilha é a orientação quanto a dinâmica de realizar as anotações referentes ao cultivo, que podem garantir a eles a segurança ligada à rastreabilidade. “Uma coisa puxa a outra, pois o registro correto das informações implica também no uso de produtos registrados para essa cultura, sendo permitido seu uso tanto aqui no estado, quanto no exterior”.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Dados da raiz

Atualmente, o Espírito Santo se posiciona como o maior produtor e exportador de gengibre do Brasil, com US$37,6 milhões de recursos oriundos de exportações no ano de 2023. Mais da metade das exportações nacionais do produto tem origem capixaba. Na última semana, houve o início da colheita do gengibre na safra 2025, em Santa Maria de Jetibá.

Gengibre digital

O Incaper disponibiliza, em seu canal no YouTube, a série “Aprenda a Cultivar Gengibre”. A playlist, com os três vídeos – ‘O Plantio, O Manejo e A Colheita’ – pode ser acessada aqui. O conteúdo aborda a área mercadológica e logística, além de conceder instruções para a colheita e difundir conhecimentos acerca da raiz.

Acesse e baixe a cartilha neste link.

Assessoria de Imprensa

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar