Profissionais são treinados sobre fiscalização da área animal

O objetivo foi alinhar procedimentos e atualizar sobre as legislações e inspeção

por Portal Campo Vivo
Foto: divulgação

Terminou nesta quinta-feira (22) o ciclo de treinamento para os médicos-veterinários e técnicos de fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que aconteceu em Vitória, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, reunindo em torno de cem profissionais. Os encontros, com carga horária de oito horas, tiveram início no dia 8, tendo como foco os processos de fiscalização da área animal.

O treinamento foi organizado pelos servidores da Gerência de Defesa Sanitária e Inspeção Animal, membros da Junta de Impugnação Administrativa de Primeira Instância (Jiapi). As palestras foram ministradas pelos fiscais estaduais agropecuários médicos-veterinários Daniele da Costa, Mellina Januário Magioni e Talita De Paoli, com o apoio da advogada do Instituto, Petruska Canal.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Segundo o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, o objetivo foi alinhar procedimentos e atualizar quanto às legislações relacionadas à saúde animal e inspeção de produtos de origem animal. “O nivelamento de informações conforme preconizado em legislação é essencial para garantir uma atuação mais efetiva nas ações de fiscalização desenvolvidas em todo o estado. Além disso, o momento foi importante para orientar os novos veterinários concursados do órgão”, destacou Cipriano.

Durante o treinamento, os servidores foram orientados sobre lavratura do Instrumento Único de Fiscalização (IUF), autuação de processos, procedimentos adotados durante a lavratura, confecção de documentos, dosimetria, entre outros.

A advogada do Idaf, Petruska Canal, compartilhou sobre a responsabilidade administrativa ambiental e sanitária, do ponto de vista do servidor, do profissional técnico e do produtor rural. “O treinamento objetivou exatamente aprimorar ainda mais a fiscalização realizada e reduzir a incidência de vícios nos IUFs lavrados pelo Idaf”, pontuou Petruska.

Assessoria de Comunicação

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar