1º Fórum Produtores do Futuro reúne mais de 400 pessoas para discutir sobre agricultura regenerativa em Linhares

Mudanças e exigências de mercado, experiências de produtores e Agricultura 6.0 estiveram entre as pautas

por Portal Campo Vivo

O 1º Fórum Produtores do Futuro reuniu mais de 400 pessoas e trouxe uma abordagem de olhar para o presente e futuro do agronegócio com a prática da agricultura regenerativa, que busca melhorar a saúde do solo, dos ecossistemas e da biodiversidade, ao mesmo tempo em que se produz alimentos. Durante o encontro, produtores, estudantes e profissionais do agro tiveram acesso a informações sobre tendências de mercado com especialistas e compartilharam experiências.

Marcos Fava Neves, o Doutor Agro, palestrou sobre “A contribuição da agricultura regenerativa no Agro Capixaba”, destacando as grandes mudanças e preocupações no mundo, os sistemas regenerativos e a Agricultura 6.0, além de passar dicas sobre como vencer no agro em 2025.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

“Uma coisa incrível do trabalho do agro no Espírito Santo é que vocês estão direcionando produtos para os mercados mais exigentes que são os que mais cobram as funções de sustentabilidade. Esse evento vai marcar época, pois vai ter o antes e o pós-evento. O que o foi entregue aqui em termos de tecnologias que permitem mais rentabilidade no seu solo e melhorá-lo a cada ano, é algo que todo mundo quer ouvir”, relatou.

Marcos Fava Neves, o Doutor Agro.

Pensar no futuro da agricultura é urgente e não tem para onde correr. “A agricultura regenerativa é a melhoria do bolso do dono da terra. E quem quer ir contra o bolso? Ajudando o bolso, se ajuda o planeta e o consumidor que quer cada vez mais conhecer que você está melhorando o entorno. Todo mundo fala: tem que tomar cuidado com os recursos, que os recursos vão acabar. Aí você mostra um jeito em que você protege mais os recursos e faz o solo cada vez melhor. Quem não quer isso?”, ponderou Doutor Agro.

Incentivo a produtores

Joaquim Manoel Ribeiro, de Pontal de Ipiranga, em Linhares, participou do evento e foi um dos três produtores vencedores do sorteio de um protocolo completo na tecnologia da agricultura tropical regenerativa com acompanhamento técnico da Linhagro, chegando ao valor de 15 mil reais em produtos. Ele cultiva aroeira e coco verde e disse que o fórum o fez ter um novo olhar para sua propriedade.

“As palestras foram muito qualificadas e fez abrir nossa mente sobre a importância de irmos deixando de usar produtos químicos. Eu quero viver essa experiência do prêmio que será muito importante para nós e nossos filhos, para o bem da qualidade das frutas e o futuro do nosso planeta”, comentou Joaquim.

Além da palestra, tiveram dois painéis, um sobre “Sustentabilidade na prática – Cases de sucesso com produtores rurais” e outro “O que o mercado demanda?”, e palestra sobre os “Requisitos de mercado e Certificação”.

Experiência de mercado
A agricultura regenerativa é uma tendência mundial e a Linhagro, idealizadora do fórum, trabalha há mais de 20 anos com esse modelo e conta com um programa estruturado para conduzir as principais culturas da região.

“A agricultura regenerativa parece que é algo ainda muito novo para os produtores. A ideia do fórum foi mostrar que é uma forma de manejo extremamente simples e que pode mudar significativamente a qualidade, produtividade e a segurança alimentar com a redução do uso de produtos químicos, além de recuperar o sistema produtivo”, disse o sócio da Linhagro, Altemir José Poleze.

Altemir José Poleze, sócio da Linhagro. Foto: Foco Filmes

Angélica Andrade Garcia, do 9º período de Agronomia da Ufes Campus Alegre, estava na caravana de estudantes que veio participar do fórum.

“Quando eu fiz o técnico agrícola não se falava tanto sobre agricultura sustentável, cuidar do solo e das plantas, era aquele manejo extrativista. Na faculdade, o cenário é outro. Conseguimos entender que é mais importante ter o manejo sustentável do solo para se ter uma melhoria na produção, não focando somente no produto final. Esse fórum nos oportunizou uma troca entre produtores, empresas e universidade”, frisou a estudante.

O 1º Fórum Produtores do Futuro foi idealizado pela Linhagro Agronegócios, com patrocínio do Banestes, Agro Biológica, Litho Plant, Get Power, Vigor Fert, Grupo Total Farms, Hydra Irrigações, Luxembourg, Phox e Khrin. A organização foi da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios e Germinar Consultoria.

Redação Campo Vivo

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar