
Pinheiros, no extremo Norte capixaba, está se consolidando como um dos principais polos agrícolas do país pela visão tecnológica e empreendedora dos produtores que têm atraído empresas de ponta do agronegócio. Empreendimentos como a KS Irrigações, Rural Urb Energia e Irrigação, Maqnelson Irrigação, Pivominas, Lipetral, Coffee & Papaya, Nova Rede Indústria de Embalagens e Hidrofert Irrigação estão instaladas no município oferecendo soluções inovadoras, desde irrigação e maquinário agrícola até adubos e tecnologia de ponta, impulsionando o crescimento econômico.
Pinheiros é o município mais irrigado do Espírito Santo e tornou-se sede do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba. A utilização combinada de pivô central e irrigação por gotejamento automatizado, com fertirrigação, evidencia uma abordagem sustentável na gestão da água.

Recentemente, um novo empreendimento chegou a Pinheiros, o Grupo KS Irrigações que tem uma história de 14 anos com a cidade. O empreendimento nasceu de uma família de agricultores que migrou do interior de Pancas/ES, de Lajinha de Pancas, para Pinheiros em busca de áreas com topografia mais favorável para cultivo do café e mamão, explica o sócio-proprietário, Cristiano Shumacher.
“Pinheiros faz parte da nossa história. A região é próspera e trouxemos para a cidade um projeto que nasceu em 2007, em Pancas. Somos três irmãos e mais que vender um projeto de irrigação especializado que atenda a demanda do produtor, nosso propósito é contribuir com a prosperidade da região e gerar oportunidades, sempre com foco na sustentabilidade”, disse Shumacher, informando que a empresa hoje conta com 60 colaboradores diretos.
A KS trabalha com sistemas de irrigação, seja pivô, gotejamento ou microaspersão. Atende toda região de Pinheiros e extremo sul da Bahia. Em março, inaugurou outra unidade, agora em Montes Claros (MG).
Além da Netafim focada em irrigação localizada a empresa firmou parceria com a Krebs Sistemas de Irrigação, especializada em instalação de pivô, para atender a demanda de Pinheiros e região que têm crescido a preferência por esse tipo de sistema de irrigação.
Redação Campo Vivo