Geração Z pode impor mudanças na cadeia de hortifrútis

No Brasil, o Sebrae estima que esses indivíduos representam 22% da população

por Portal Campo Vivo
Foto: Pexels

A Geração Z, que é a parcela da população nascida entre 1997 e 2012, já representa mais do que um terço da população mundial, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). No Brasil, o Sebrae estima que esses indivíduos representam 22% da população.  No que se refere a consumo de alimentos, pessoas da Geração Z são caracterizadas por terem foco em sustentabilidade, saudabilidade, conveniência, inovação e equilíbrio entre custo e qualidade.

Na matéria de capa deste mês, a equipe da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, indica que o setor de hortifrútis deve ficar atento a esse grupo da população e possivelmente adaptar o processo de produção, visando ofertar alimentos que sejam atrativos a esses indivíduos.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Segundo o mais recente relatório da consultoria global Kantar, o “Appetite for Growth 2024” (ou “Apetite pelo crescimento 2024”, em português) – material analisado pela equipe da revista –, os nascidos entre 1997 e 2012 fazem parte de uma geração com padrões de consumo muito diferentes das anteriores, como os millennials baby boomers, e são mais conscientes ambientalmente.

De acordo com a Kantar, a Geração Z não busca apenas um produto, mas a experiência que pode ser proporcionada por ele – o que é um desafio quando se pensa na forma de conquistar esse grupo e incentivar o consumo dos HFs. Em geral, trata-se de uma geração que não tem pressa, mas também não quer perder tempo; procura ler o rótulo dos alimentos e é mais propensa a escolher um produto diferenciado frente a pessoas de gerações anteriores. A Geração Z procura saber como o alimento é feito, qual sua procedência e se são “amigos” do planeta.

Além da Geração Z, a matéria de capa esmiúça, também com base no relatório da Kantar, os hábitos de consumo entre 2021 e 2023 em países da América Latina (Brasil, Colômbia e México) e da Europa, trazendo qual é a dinâmica alimentar e os padrões de refeição em cada um dos países. Os resultados desse estudo são importantes para avaliar oportunidades e desafios em posicionar frutas e hortaliças, especialmente as frescas, dentro da rotina alimentar ao longo do dia.

HF Brasil / Cepea

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar