
O setor agropecuário apresentou forte incremento na economia do Espírito Santo representando 11,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2025. O dado foi publicado no Indicador Trimestral do PIB do Espírito Santo, elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça-feira (9/12).
O avanço na agropecuária foi influenciado pela perspectiva de aumento na produção de café, especialmente do conilon. segundo consta no boletim.
A Indústria cresceu 3,3%, com destaque para o avanço da indústria extrativa, favorecida pela expansão na pelotização de minério de ferro e pela expansão na extração de petróleo e gás natural. Já o de Serviços avançou 2,0%, refletindo o bom desempenho do comércio varejista ampliado, dos serviços prestados às famílias e das atividades de transporte e logística.
O resultado de +3,0% no acumulado do ano foi sustentado pela combinação de altas nestes três grandes setores da economia. Na comparação dos últimos quatro trimestres, com os quatro trimestres imediatamente anteriores, o avanço foi de +2,8%.
E no comparativo do 3º trimestre de 2025 com o 3º trimestre de 2024, a elevação foi de +2,6%. Na análise entre o 2º e 3º trimestre de 2025, houve retração de -1,7% após dois trimestres consecutivos de crescimento.
“Analisando os dados, a queda foi puxada pela agropecuária, que apresentou redução de aproximadamente -2,6%, e pelo setor de serviços, com queda de -0,6%. A indústria, por outro lado, cresceu nessa base de comparação +2,5%. A retração na agropecuária pode estar relacionada ao término da colheita de café no segundo trimestre. Enquanto a colheita estava em andamento no segundo trimestre, impulsionando a produção, o terceiro trimestre refletiu a finalização desse processo, resultando na diminuição da produção”, explicou o diretor de integração do IJSN, Antonio Rocha.
A análise dos resultados mostra que o desempenho do Espírito Santo foi superior ao nacional em três das quatro bases de comparação temporal.
Acesse os dados completos em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/boletins/pib-trimestral
Valda Ravani, Jornalista, Redação Campo Vivo

