
Observações de campo mostram que a emissão de um novo par de folhas em ramos de cafeeiros desfolhados pode melhorar, parcialmente, o pegamento dos frutos na pós-florada. Cafeeiros submetidos a estresses, especialmente por déficits hídricos, apresentam grande queda de folhas. Assim, os ramos plagiotrópicos ficam muitos desfolhados, perdendo até o último par de folhas.
Na condição de ramos desfolhados ocorre um menor pegamento da florada, pois esses ramos ficam com poucas reservas para suprir o desenvolvimento dos frutos, que, em boa parte, acabam caindo.
Na situação em que os ramos perdem até o último par de folhas da ponta dos ramos, a translocação de água e nutrientes fica muito prejudicada, pois as folhas funcionam como bomba para essa translocação e, assim, o ramo pode apresentar seca de ponteiros, com redução drástica da frutificação.
As chuvas mais precoces (em agosto e setembro) ao promoverem antecipadamente a formação de um par novo de folhas, reduz o risco de seca do ponteiro do ramo e tende a fornecer energia para a frutificação, cuja maior exigência ocorre a partir de 80 dias pós florada, quando os frutinhos começam a formar as sementes internamente, o que chamamos de fase de granação dos frutos.
CaféPoint

