
A primeira edição da Feira Internacional do Café Conilon – FICC, teve início com sucesso nesta quinta-feira, 27, em Jaguaré. A abertura reuniu especialistas, produtores, comerciantes e um grande número de visitantes. O evento, que está sendo realizado no Parque de Exposições Alfeu Sossai, movimentou o setor cafeeiro do Espírito Santo e do País e tem uma rica programação para profissionais do setor.
Iniciativas estratégicas
Pela manhã, o prefeito Marcos Guerra recebeu em seu gabinete o Cônsul-Geral Adjunto Wang Haitao, o Cônsul Zhou You e a Vice-Cônsul Wang Zhiyi. Para o prefeito Marcos Guerra, o encontro foi importante para iniciar conversas para futuros negócios. “Dialogamos a respeito de iniciativas estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva do café conilon em nosso município, bem como ampliar oportunidades de desenvolvimento e cooperação internacional”, afirmou Marcos Guerra.
O curador da feira, Marcus Magalhães, abriu o evento destacando o impacto da FICC na produção do café conilon para o Estado. A abertura contou com o prefeito Marcos Guerra, o vice-governador Ricardo Ferraço, os membros da comitiva chinesa, os secretários estaduais de Turismo, Victor Coelho, de Agricultura, Enio Bergoli e de Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, além do vice-prefeito Elder Sossai e o presidente da Câmara Municipal, João Vanes dos Santos.
Também estiveram presentes os deputados estaduais Fabrício Gandini e Toninho da Emater acompanhados dos vereadores Krânio, Dunga do São Roque, Valdecir do Seac, Rangélica e Carmim Dondoni. Também marcaram presença o prefeito de Nova Venécia e presidente da Amunes, Lubiana Barrigueira, o prefeito de Conceição da Barra, Erivan Tavares, o presidente da Adetur, Cimá Guizani e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China/ES, Carlos Eiras.
Dia de Campo
O dia inicial da feira começou cedo com uma agenda rural. Foi um Dia de Campo com visita técnica à Fazenda Calvi. Durante a abertura, o prefeito Marcos Guerra destacou que a feira dá início a um novo tempo para Jaguaré. “Com parcerias e com nossos agricultores e agricultoras vamos realizar outros eventos dessa importância abrindo portas para o mundo. Caminhamos para sedimentar o título de “Capital Nacional do Café Conilon”, destacou o prefeito.
Capacidade
O Cônsul-Geral Adjunto Wang Haitao destacou que o Espírito Santo tem grande capacidade de produção e capacidade tecnológica. “A capacidade de produção e de tecnologia do Estado mostra a força agrícola daqui que promove a colaboração na cadeia do café. O consumo de café na China continua a crescer acompanhada da extensão dos mercados de café especial. O conilon capixaba por sua qualidade estável e capacidade industrial tem atraído crescente atenção”, afirmou.
Debate
Durante o evento, Jaguaré vai sediar o debate internacional sobre sustentabilidade na cafeicultura com a realização do Coffee Sustainable Weekend Jaguaré 2025, no dia 29, sábado. O evento, que será promovido pelo Centro do Comércio de Café de Vitória – CCCV, integra a programação da FICC com a reunião de lideranças nacionais e internacionais para discutir inovação, mercado e boas práticas sustentáveis. Confira a programação completa, abaixo.
Parceiros
A FICC é uma realização da Adetur, em parceria com a Prefeitura de Jaguaré, com patrocínio do Banestes e apoio governamental da Aderes, Setur, Secti, Seag e Governo do Estado do Espírito Santo, além de apoio institucional de Senac, Fecomércio, FAES, Senar, Sindicatos, Sistema OCB, ABIC, ABICS, CNC, CCCV, Cecafé, Sincafé, SindCafé, Somos Coop, Sistema OCB e SCCES.
Assessoria de Imprensa

