Seca e bienalidade baixa: Safra 2021 de café do Brasil pode ter quebra de 30%, diz CNC

por Portal Campo Vivo

Silas Brasileiro destaca que número é considerando tanto a safra de arábica, como a produção do conilon

O Conselho Nacional do Café (CNC) falou pela primeira vez em números de produção para a safra 2021 de café. Segundo Silas Brasileiro, presidente do CNC, a queda pode chegar a 30% em comparação com a safra 20, que chegou a 63,1 milhões de sacas de 60 kg. Os números são com base nas expectativas de uma quebra para a produção do arábica e aumento na produção do conilon.

A estimativa do CNC fica próxima dos números divulgados pela Conab há algumas semanas. O primeiro levantamento da Companhia estima uma produção total, somados conilon e arábica, entre 43,8 milhões de sacas, indicando uma redução entre 30,5% e 21,4% em comparação com a safra 2020.

“A despeito da redução da produção total, calcula-se uma produção recorde para a espécie conilon, se atingir o limite superior de 16,6 milhões de sacas de café beneficiado, com um incremento de 16% em relação a 2020. Pelo limite inferior, a previsão é de pouco mais de 14 milhões de sacas.

Para o arábica, que responde pelo maior volume nacional, a estimativa é de uma colheita entre 29,7 milhões e 32,9 milhões de sacas, o que representa uma queda de 32,4% e 39,1%, respectivamente, em comparação com a safra passada”, informou a Conab no levantamento oficial.

Os números chamam atenção, mas o presidente destaca que mesmo com as baixas, o Brasil terá condição de atender as demandas internas e externas de consumo. Segundo Silas, os estoques privados possuem cerca de 5 milhões de sacas, o que devem dar suporte no momento de oferta limitada. É importante ressaltar que o país não conta estoques remanescentes e a entressafra, no ano passado, teve um dos estoques mais baixos dos últimos anos.

Notícias Agrícolas

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar