Simpósio com foco na qualidade do café arábica começa amanhã (10), em Vargem Alta

por Portal Campo Vivo

cafe-arabica-incaperNesta quinta (10) e nesta sexta-feira (11), ocorrerá, no município de Vargem Alta, o 14º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do Espírito Santo. O evento acontece na Associação de Desenvolvimento Comunitário de Capivara, com a realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura Municipal, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo da atividade é levar informação sobre as diversas tecnologias que podem ser adotadas pelos cafeicultores.

Durante a programação, várias palestras serão realizadas com o foco na qualidade da produção de café arábica no Sul do estado. “Esperamos 200 produtores rurais da região para debater sobre a importância da utilização das tecnologias. A Poda Programada de Ciclo para o Café Arábica, por exemplo, é uma das tecnologias desenvolvidas e recomendadas pelo Incaper. Entre as vantagens está a redução média de 50% de mão de obra na colheita manual, maior uniformidade das floradas e da maturação dos frutos, além do aumento superior a 28% na produtividade média da lavoura em cinco colheitas. No município de Vargem Alta vários produtores adotaram e recomendam”, ressaltou o extensionista do Incaper Marcelo Lobato.

Café Arábica

O café arábica é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras frias e montanhosas. O ES é o terceiro maior produtor de arábica do Brasil, atrás apenas dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, existem 150 mil hectares de café arábica em produção no Espírito Santo, em 48 municípios, com 53 mil famílias na atividade. A cafeicultura de arábica gera em torno de 150 mil empregos diretos e indiretos.

Os maiores produtores capixabas de café arábica são os municípios de: Brejetuba, Iúna, Vargem Alta, Ibatiba, Muniz Freire, Irupi, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Ibitirama, Castelo, Mimoso do Sul, Santa Teresa.

Vanessa Capucho

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar