A expectativa de chuva em regiões produtoras brasileiras já começa a repercutir nos mercados. Segundo o analista Marcus Magalhães, há alguns dias a previsão voltou ao centro dos debates. “No caso do café, além da ansiedade cambial, temos a expectativa da chuva por chegar às regiões produtoras de café no Brasil. A previsão climática dá conta de que o mês de setembro será mais chuvoso no sul e sudeste do Brasil. Isso pode validar floradas futuras e por tabela, indicar um novo ciclo produtivo interessante para o parque cafeeiro do Brasil em 2017”, pontuou ele nesta terça-feira (29/8).
No caso do conilon, o Espírito Santo, o estado produtor mais importante, aguarda o retorno de um volume que possa amenizar as perdas do último ano. “Já vamos para três anos de poucas chuvas”, lamentou o cafeicultor Leandro Trentin Ghiotto.
Segundo a empresa especializada Climatempo, as chuvas deve retornar ao estado. “Nos próximos dias a expectativa ainda é de pouca chuva na região e os volumes serão muito baixos no estado capixaba”. Veja, abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ixw2C_iiR5M
Ainda de acordo com a Climatempo, a região norte de Minas Gerais também fica bastante seca. Contudo, as áreas ao Sul do estado podem acumular 20mm.
Já no estado de São Paulo, a Climatempo estima que o volume de chuva fique de 50mm até 75 mm, em decorrência da passagem de uma frente fria.
CaféPoint