Granjas avícolas devem atualizar laudos de análise de água até 15 de março

As granjas que não entregarem o laudo poderão ter seus registros suspensos até a regularização

por Portal Campo Vivo
Imagem: divulgação

A qualidade da água nas granjas avícolas é um fator essencial para garantir a sanidade e o desempenho produtivo das aves. A atualização anual dos laudos de análise de água não é apenas uma exigência normativa, mas uma medida fundamental para a biosseguridade. O avicultor deve enviar o seu laudo atualizado para o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) até o dia 15 de março, pela ferramenta E-flowES.

Os padrões de potabilidade para granjas avícolas registradas foram atualizados em julho de 2024 e devem obedecer aos seguintes parâmetros: Escherichia coli – máximo de 200 UFC/100mL, Coliformes termotolerantes – máximo de 200 UFC/100mL. As granjas que não entregarem o laudo atualizado, até 15 de março, poderão ter seus registros suspensos até a regularização. 

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

De acordo com o coordenador de Sanidade Avícola do Idaf, Leandro Marinho, a água utilizada na produção avícola deve atender a padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente, e a falta de controle pode trazer prejuízos sanitários e econômicos.

“Granjas que seguem boas práticas sanitárias e mantêm a documentação em dia demonstram maior compromisso com a biosseguridade. A falta de cuidados com a potabilidade da água servida aos animais pode comprometer a saúde do plantel avícola, e possibilitar a entrada de doenças de interesse nacional, como a influenza aviária e a doença de Newcastle, o que resultaria em grandes prejuízos para toda a cadeia produtiva do Espírito Santo”, reforça Marinho.

Idaf

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar