Proibida a coleta e comercialização do caranguejo durante a andada

0

 


A primeira “andada” do caranguejo em 2008 acontece de 21 a 27 de janeiro. Nesta época, a cata, a venda e o armazenamento do crustáceo são proibidos, de acordo com a Portaria nº1 de 19 de dezembro de 2007, do Instituto do Meio Ambiente (Ibama). A portaria determina que em todo o Estado, a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento e a industrialização de quaisquer indivíduos de Caranguejo-uçá (Ucides cordatus), bem como as partes isoladas (pinças ou garras), estão proibidas.

Segundo o líder do Grupo Gestor do Caranguejo do Ibama, Iberê Sassi, na andada de 2008 não haverá declaração de estoque por parte dos comerciantes, portanto, não será permitido o armazenamento e a comercialização de caranguejo nas épocas previamente definidas. A andada ocorre durante uma semana, nos meses de janeiro a abril. Em janeiro é de 21 a 27; fevereiro, de 19 a 25; março, de 04 a 10; e em abril, de 03 a 09.

Durante o período da andada, os caranguejos vindos de qualquer outra localidade não poderão ser estocados nem comercializados. Os estabelecimentos infratores estarão sujeitos a multas que variam entre R$ 4.813,25 e R$ 9.578,84, além da apreensão do material.

“A idéia da Prefeitura de Vitória é aproveitar o momento para orientar sobre a preservação do caranguejo e inserir as ações preventivas e educativas em outra campanha, que é a “Praia Limpa”, comenta o Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Antônio Tarcísio Correia de Mello.

Ação educativa

Nesta quinta (17) e sexta-feira (18), das 19h à 0h, a equipe educativa do programa Vitória Manguezal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), formada por técnicos, vai visitar bares, restaurantes e estabelecimentos que comercializam caranguejo. Vão ser afixados cartazes, distribuídos adesivos e os comerciantes serão abordados com orientações sobre a necessidade de preservar o crustáceo. A equipe da Campanha Praia Limpa, da Semmam, também vai orientar os freqüentadores das praias da capital no próximo final de semana.

Na primeira andada de 2008, que acontece entre 21 e 27 de janeiro, vão estar expostos, no “Ecoponto” da Arena de Camburi, no estande da Semmam, 42 quadros do artista plástico Rogério Dalmoneck, com o tema Manguezal: Múltiplos Olhares. São 32 desenhos e 10 fotografias que registram as ações da Gerência de Educação Ambiental da Prefeitura.

Fiscalização

A fiscalização acontecerá em torno dos manguezais, estabelecimentos e pontos freqüentes de vendas clandestinas. De acordo com a portaria do Ibama, na semana da andada não haverá mais emissão de guias, com isso não haverá estoque e armazenamento do crustáceo oriundo do nosso Estado.

Durante a ação, os educadores ambientais da Semmam ministrarão a oficina de reaproveitamento de material reciclável para ensinar a confecção de caranguejos feitos de garrafa pet.


 


Redação Gazeta Rádios e Internet

Compartilhar:

Deixar um Comentário