Devido às várias mensagens recebidas no ano passado referentes ao editorial “O Dia de uma nação”, o Portal Campo Vivo publica novamente, neste dia 28 de julho de 2010, dia do agricultor, um artigo em homenagem aos produtores rurais publicado na mesma data do ano passado.
28 de julho – O dia de uma nação
Um dia para representar uma nação. Sim, 28 de julho é a data que comemoramos o Dia do Agricultor, o dia de uma nação. A data é simbólica, mas importante. Diz a literatura que o elemento principal para a evidência de uma nação está no vínculo que une os indivíduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. Mesmo que a união dos produtores rurais de todo Brasil não seja ainda como deveria, a vontade de preparar e cultivar a terra para que produza une nossos agricultores em cada canto do país.
Essa nação é distinta de qualquer outra, tem vida própria, interesses especiais e necessidades particulares. Uma nação que acorda cedo e acompanha a trajetória diária do sol enquanto prepara a terra, aduba, cuida, e trabalha muito para colher alimentos que nem sabe em qual mesa será servido. A recompensa? Ah… ele já até acostumou que o preço do seu produto não é o seu suor que determina, mas sim fatores externos muitas vezes desconhecidos pelos próprios agricultores. Quando a brisa do fim de tarde já toca seu rosto, cansado, ele agradece e reza. O semblante mistura a alegria por mais um dia e a preocupação de como a natureza (seca, inundações, insetos, doenças, etc,) irá entregar a sua lavoura no próximo amanhecer.
Mas esta nação agrícola não se anula por estes obstáculos. Nem espera pelo Estado, a unidade política adotada por um povo, para plantar a semente. Esta nação tem fome de vitória, de progresso, e sabe que o futuro do seu povo está em suas mãos.
Agricultores, continuem sendo exemplo de trabalho e perseverança e unam-se para lutar pela honra, independência e prosperidade desta nação.
Franco Fiorot
Uma homenagem da Equipe Campo Vivo Comunicações

