A comissão organizadora da cadeia da fruticultura realizou mais uma rodada de reunião na quinta-feira, dia 17, em Linhares. A comissão traçou a forma de participação do setor na GranExpoES 2010, tanto na área expositiva, quanto na programação técnica. A reunião aconteceu na Associação Brasileira de Exportadores de Papaya (Brapex).
“A GranExpoES cresceu muito e hoje é o espaço ideal para demonstração da cadeia produtiva da fruticultura, uma das mais importantes da agricultura capixaba”, afirmou o gerente da Trop Frutas do Brasil, Marcos Leonardo. A opinião do gerente é compartilhada pelos demais participantes da reunião, entre representantes da Cooperativa dos Produtores Rurais de Jaguaré (Coopruj), da Sucos Mais (JV Coca -Cola), da Coopfrut MG, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da própria Brapex, anfitriã da reunião.
A exemplo das outras cadeias produtivas, haverá degustação in natura e de furtas processadas, em forma de sucos, doces, picolés e receitas gastronômicas. Nas seções técnicas, o setor pretende discutir legislação com foco na qualidade do produto ao consumidor. “O Brasil vive um momento de discussão das normas e procedimentos para pós-produção, como embalagens e transporte, visando padronização e melhoria da qualidade, tanto para o mercado interno, quanto para a exportação”, afirma o vice-presidente da Brapex, Francisco Faleiro.
O assunto será discutido na GranExpoES, assim como a rastreabilidade das frutas e o controle do uso de agrotóxicos. Durante o evento, será encaminhado aos candidatos ao Governo documento com solicitações do setor.
Campo Vivo

