O Incaper, em parceria com o Sindicato Rural, e a Prefeitura de Rio Novo do Sul, realiza, a partir desta sexta-feira (11), um curso de Turismo Rural, para agricultores familiares e empreendedores rurais, além de estudantes interessados em divulgar o potencial da cidade. O objetivo é estimular o agroturismo na região
O curso é formado por aulas teóricas, que acontecerão no auditório do Sindicato Rural, no centro da cidade. Durante os três dias de capacitações, as aulas serão ministradas pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Denise Bolelli, sempre das 8 às 16 horas, com uma hora de intervalo para almoço.
O principal objetivo é capacitar os participantes para que possam se apropriar do potencial turístico que o município apresenta, com aspectos ambientais e recursos naturais muito ricos, bem como para o desenvolvimento da logística favorável ao desenvolvimento do setor.
De acordo com o extensionista do Incaper em Rio Novo do Sul, Ronaldo Alemães Stephanato, a intenção é que haja o envolvimento da família, e que o setor turístico venha agregar valor e renda à agricultura familiar, que é a base de sustentação da economia do município.
“Temos belíssimas paisagens, como as cachoeiras, as montanhas, a boa cobertura vegetal, o clima, entre outros. Tudo isso precisa ser valorizado, explorado, para que o turista venha e conheça a nossa região. Temos muito potencial para o turismo e o nosso objetivo é investir para que isso seja reconhecido”, afirmou Stephanato.
Participarão da capacitação 18 empreendedores rurais. Ainda para este mês, estão previstos mais dois cursos sobre o assunto, para incrementar ainda mais os conhecimentos dos participantes para desenvolvimento do setor turístico de Rio Novo do Sul.
Próximos cursos:
Hospedagem Rural – 18 a 20/06
Conteúdo: A hospedagem no meio rural; atendimento ao cliente; a importância da comunicação; atendimento (técnica e arte); serviço de quarto; serviço de café da manhã.
Turismo Rural (módulo II) – 25 a 27/06
Conteúdo: Atendimento ao cliente; planejamento e preparação do ambiente na propriedade rural; ajuste do produto ao cliente.
Thainná Karina

