Mais de R$ 45 mil serão investidos para o fortalecimento da agricultura familiar de Rio Bananal. O financiamento será distribuído entre sete projetos aprovados pelo Banco do Nordeste, com recursos do Pronaf Jovem, para os formandos do curso ‘Gestão da Propriedade Rural’, oferecido aos jovens rurais por intermédio do Programa “Valorização da Juventude Rural”, realizado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
A assinatura dos contratos, que foi realizada no Centro de Desenvolvimento Rural de Rio Bananal, nesta segunda-feira (07), contou com a presença da coordenadora do Programa “Valorização da Juventude Rural” da Seag, Célia Kiefer; do prefeito do município, Filismino Ardizzon; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal, Giberto Soares de Matos; do secretário geral do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Waldemar Pim; da coordenadora do curso, Solange de Fátima Reboli Bissoli; do representante do Banco do Nordeste, Kleber de Oliveira; dentre outras autoridades.
Os sete projetos que receberam os incentivos, da ordem R$ 7 mil cada, são: ‘Renovando para Crescer – Renovação de Lavoura’; ‘Juventude Pensando no Futuro Transformando o Presente – Café’; ‘Qualificação e Bem Estar na Agricultura Familiar – Café’; ‘Leite Vitalidade – Criação de Gado de Leite’; ‘Qualificação e Bem Estar na Agricultura Familiar – Café’; ‘Um Novo Plantio de Café de Maneira Organizada e Sustentável – Renovação do Café’; e ‘Renovação de Lavoura de Café’.
Para Célia Kiefer esse investimento é um marco para os alunos do programa e vai ser vetor de desenvolvimento para o município. “Há dois anos não tínhamos nenhum aluno qualificado para cuidar da propriedade rural, hoje estamos com quase 600, e os jovens de Rio Bananal estão de parabéns por esse feito. Queremos que todos os jovens rurais capixabas sejam empresários da terra”, afirmou.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal, Gilberto Soares de Matos, foram 44 jovens que realizaram o curso, dos quais sete levaram o projeto de conclusão para serem apoiado pela instituição bancária. “Vemos esse acesso dos jovens ao crédito como uma porta para que eles permaneçam no meio rural. É uma parceria que serve para estruturar e criar o próprio negócio em suas propriedades”, explicou Gilberto Matos.
O jovem produtor Patrick Matinelli Pretti apontou que com o recurso pretende renovar parte da lavoura de café da propriedade de sua família. “Vou aplicar onde a lavoura não está sendo produtiva e com isso quero colher café de qualidade. Tudo isso utilizando o que aprendi no curso de ‘Gestão da Propriedade Rural’ focando nossa propriedade como uma empresa que não visa só o lado econômico, mas também o social e o ambiental”, disse Patrick.
Qualificação Social e Profissional
É uma ação desenvolvida dentro do Programa ‘Valorização da Juventude Rural’ que proporciona a capacitação de jovens do campo acerca dos principais saberes relacionados à gestão da propriedade rural e unidade pesqueira, numa perspectiva empreendedora de valorização da técnica e do exercício da cidadania.
Programa Valorização da Juventude Rural
O objetivo principal do Programa ‘Valorização da Juventude Rural’ é promover a criação de oportunidades para o crescimento do jovem que reside em comunidades rurais, por meio de ações como a facilitação do acesso desse público à terra, aos meios de produção, à educação tradicional e profissional e às tecnologias e informações.
O programa é dividido em: Qualificação Social e Profissional; Fortalecimento dos Núcleos de Jovens Rurais; Arte do Saber; Cinema Rural; ‘Plantando Árvores, Colhendo Vida’ e Processos Produtivos Sustentáveis.
Conheça as outras ações do programa:
Fortalecimento dos Núcleos Sociais de Jovens Rurais
Insere os jovens nos espaços de debates em âmbito comunitário, municipal, regional e estadual, visando à construção de políticas públicas estruturantes para a sua integração no espaço rural. Sua principal ação é o fortalecimento de 10 núcleos sociais de jovens rurais, com a realização de eventos de mobilização, organização e debates técnicos.
O ‘Arte do Saber’
Visa a oferecer, aos jovens, acesso às novas tecnologias e informações segundo as oportunidades da região. Prevê a aquisição de laboratórios digital e de multimídia para que associações de produtores rurais e as escolas família agrícola em conjunto com os jovens líderes rurais integrantes dos núcleos sociais, organizem ações locais de fomento as novas técnicas e tecnologias da produção agrícola, pesqueira e agrária. As ações de cultura, esporte e lazer poderão ser largamente oportunizadas com o auxílio fundamental dos equipamentos.
Cinema Rural
Promove o desenvolvimento cultural capaz de mobilizar as melhores energias da juventude rural, valorizando seus ciclos de amizade, preservando os saberes presentes da cultura local, favorecendo a que as novas ideias tenham chance de se tornar empreendimentos audiovisuais.
Plantando Árvore, Colhendo Vida!
Promove a recuperação e preservação de nascentes das propriedades dos agricultores familiares. Este programa conscientiza os jovens para os processos produtivos sustentáveis, envolvendo-os na recuperação e conservação do meio ambiente, na perspectiva da perenidade da vida nos espaços local, regional e estadual.
Processos Produtivos Sustentáveis
Financia ações que tenham em vista o estímulo a iniciação científica, visando despertar no jovem a construção do raciocínio lógico, a explicação racional dos fenômenos naturais, sociais e econômicos e a capacidade de propor novas incursões nas práticas agrícolas e zootécnicas, e na conscientização dos jovens envolvendo-os na recuperação e conservação do meio ambiente, na perspectiva da perenidade da vida nos espaços locais.
Eduardo Brinco

