Aos 86 anos, completados domingo (23), o ex-empresário (aposentou em 1983), orquidófilo e bromeliófilo Roberto Kautsky, morreu na noite desta terça-feira (25), no Hospital Meridional, em Alto Laje, Cariacica. Seu Roberto, como era conhecido, descobriu um tumor no estômago há um mês e foi internado. Como tinha diabetes e pressão alta teve complicações e não resistiu a doença e morreu às 19 horas.
O corpo de Roberto Kautsky será velado no Centro Cívico Recreativo de Domingos Martins e será enterrado na quarta-feira (26) às 16h, no Cemitério de Igreja Luterana, coração da cidade em que passou toda a vida. Dirigindo a empresa de refrigerantes Coroa, deixada pelo pai, que depois passou para o comando dos filhos.
No início da noite, o filho mais velho, o empresário Roberto Kautsky Júnior, 53 anos, lamentou a morte do pai e informou que ele deixou o outro filho Antônio, de 52, a mulher, dona Mercedes, de 76 anos e cinco netos. O outro filho, Antônio Kautsky, não conseguiu falar sobre a morte do pai. Assegurou apenas que o Estado perdeu um grande homem.
Dedicação
Roberto Kautsky teve uma vida dedicada à pesquisas e descobertas de centenas de espécies de plantas. Ele viveu a vida toda em Domingos Martins – a 42 quilômetros de Vitória -, como um dos maiores pesquisadores de orquídeas e bromélias. Era o mais respeitado do mundo. Com 86 anos de idade, sendo 75 deles dedicados à natureza.
“Senhor das orquídeas”, como era conhecido no Brasil, descobriu mais de 1.150 espécies destas duas plantas, todas publicadas e catalogadas em países como Alemanha, Japão e Estados Unidos.
Descendente de austríacos, Roberto herdou do pai a admiração pela natureza. Nascido e criado em Domingos Martins formou-se em técnico agrícola na Escola Agrotécnica Federal de Santa Tereza e dizia ser um eterno estudante da faculdade da vida que o fez ser reconhecido mundialmente.
Apesar de todo esse envolvimento com as plantas, ele não pode durante muitos anos se dedicar inteiramente a sua paixão. Herdou do pai uma fábrica de refrigerantes e teve que tomar conta dos negócios. Mas nunca deixou de ser um pesquisador. Sempre aliou as duas funções. Com os filhos crescidos, Roberto entregou a administração da empresa para eles e pode, enfim, se dedicar completamente a estudos e descobertas.
Se não bastasse o trabalho com as orquídeas e Bromélias, Roberto Kautsky fundou em 2003 o Instituto Roberto Carlos Kautsky, em homenagem ao pai dele, que oferece a moradores de Domingos Martins e visitantes, trabalhos de contato direto com o meio ambiente.
Além disso, o Instituto promove atividades de educação ambiental e reciclagem com resíduos recolhidos pela própria população.
Gazeta Online

