A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulga hoje, 20 de maio, uma pesquisa inédita que revela a situação alarmante enfrentada pelos alunos do ensino fundamental que freqüentam escolas de ensino básico do interior do País. É o Estudo Nacional das Escolas Rurais, realizado pelo Ibope e Instituto Paulo Montenegro, contratado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que mostra dados inquietantes: 70% das escolas não têm biblioteca, 76% ainda utilizam mimeógrafo e 66% não têm computador.
Foi realizado um detalhado mapeamento da situação do ensino oferecido em escolas multisseriadas de áreas rurais em dez unidades da Federação: BA, DF, MG, MT, PA, PE, PR, RJ, RS, e TO. Em cada uma das cinco regiões do Brasil foram escolhidos dois Estados, aquele com o melhor resultado na Prova Brasil e o Estado com o pior resultado. Com isso foi possível obter uma detalhada fotografia da educação básica oferecida no meio rural, revelando atrasos e descaso. Enquanto as cidades vivem os efeitos positivos da popularização dos recursos da informática, a pesquisa realizada pelo Ibope identificou que a escola rural brasileira é um lugar onde o antiquado mimeógrafo ainda é um dos mais importantes instrumentos de apoio pedagógico. Em muitas situações, as crianças freqüentam escolas sem bibliotecas, esgoto ou energia elétrica.
“O que temos no meio rural são escolas esquecidas. E sem a educação não se constrói desenvolvimento, não há nenhuma perspectiva de futuro”, antecipa a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu. A íntegra do Estudo Nacional das Escolas Rurais, resultado de trabalhos de campo realizados entre o final de fevereiro e o início de março deste ano, será divulgada na próxima quinta-feira, 20 de maio, na sede da CNA (SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, Brasília/DF), às 15h30. Durante o evento, a presidente da CNA falará com a imprensa sobre os resultados da pesquisa.
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