O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, César Colnago, esteve reunido com representantes da empresa francesa Gaia Plâncton Internacional Comércio e Exportação. Eles pediram o apoio do Governo do Estado, por meio da Seag, para a implantação de uma unidade no Estado que irá retirar da água do mar o plâncton, principal alimento de peixes e crustáceos.
O plâncton obtido no processo será destinado à alimentação de peixes, camarões e sururus criados em cativeiros. Além disso, será utilizado na indústria farmacêutica, à exportação e ao mercado interno. O Governo do Estado avalia como positivo o trabalho a ser desempenhado, desde que esteja garantida a sustentabilidade ambiental da região.
A indústria já tem base instalada em São Mateus, Região Norte do Espírito Santo. Para dar início aos trabalhos, a empresa entrou com pedido junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), no qual solicita licença prévia e também de instalação. A partir disso pede novamente outra licença, desta vez de operação. Depois obter todas as liberações a empresa começa a execução das atividades.
Além de César Colnago esteve presente na reunião o assessor técnico da Seag, Ricardo Santos, o diretor-técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), José Luiz Demoner, o diretor presidente da Gaia Plâncton, Jean Arnould, a gerente da empresa, Anne Marie Guillermo e o representante da empresa no Brasil, Alex Sander Luiz.
Assessoria de Comunicação da Seag