O PIB da agropecuária se recuperou e cresceu 9,2% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foi a maior expansão entre os setores que integram o PIB. No segundo trimestre, o setor agropecuário havia registrado crescimento de apenas 1,1%.
Na comparação livre de influências sazonais com o segundo trimestre, o PIB da agropecuária teve expansão de 7,2%. Foi a mais alta taxa desde o segundo trimestre de 1998.
Segundo o IBGE, o crescimento das lavouras de cana-de-açúcar e trigo é o principal responsável pela reação do setor no terceiro trimestre. A colheita da cana subiu 13,1%. Já a do trigo teve crescimento de 59%. Os dois produtos têm safra no terceiro trimestre.
Segundo o IBGE, o PIB da agropecuária sofre oscilações mais bruscas do que o dos demais setores, dependendo das variações dos produtos que estão em safra.
No segundo trimestre, por exemplo, os fracos desempenhos das lavouras de café e arroz (cujas safras se concentravam naquele período), da pesca e da extração de madeira levaram ao fraco resultado registrado entre abril e junho.
Folha de São Paulo