O Ministério da Agricultura informou que o Espírito Santo foi considerado área livre de febre aftosa sem vacinação. Além do território capixaba, os estados do Acre, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina e Goiás também estão na lista. A situação sanitária dessas regiões foi definida, nesta segunda-feira (27), por meio de instrução normativa publicada no Diário Oficial da União.
A situação dos estados brasileiros foi dividida em áreas livres de febre aftosa sem vacinação, áreas livres de febre aftosa com vacinação e áreas que ainda não apresentam condições. Dentre as áreas consideradas livres sem vacinação estão, além dos seis estados, dois municípios do Amazonas, Boca do Acre e Guajará. Estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Sergipe e Rondônia foram considerados livres de febre aftosa com vacinação.
A instrução normativa estabelece ainda que o eventual aparecimento de um ou mais casos de febre aftosa, em qualquer das áreas consideradas livres da doença, implica na suspensão temporária da situação vigente. A suspensão poderá incluir apenas parte da área livre no caso de surto limitado ou, quando for possível, estabelecer uma zona de contenção que agrupe todos os casos, com a finalidade de reduzir ao mínimo o impacto da doença.
Redação Campo Vivo