Incaper realiza curso de inseminação artificial no Norte

0

 


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promove a partir desta segunda (19), até sexta-feira (23), um curso de capacitação para agricultores familiares sobre inseminação artificial em bovinos.


 


Os trabalhos acontecem no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Nordeste do Instituto, em Linhares, todos os dias, das 8 às 17 horas.


 


A orientação faz parte das ações realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) para promover a melhoria da qualidade genética do rebanho capixaba.


 


De acordo com o coordenador do Centro de Treinamento em Bovinocultura do Incaper, Antônio Bezerra, manejar a inseminação artificial nos animais garante maior qualidade e produtividade ao rebanho. “Substituir a monta natural pela inseminação artificial permite ao criador planejar a atividade de acordo com as características que ele necessita para o rebanho. No mercado, diversas empresas especializadas oferecem sêmen de raças específicas para a criação de gado de leite e de corte”, disse ele.


 


Para permitir melhor absorção das técnicas ensinadas, apenas 12 alunos compõem a turma. Além disso, o curral existente no local é similar ao dos pequenos produtores, que são o público-alvo da capacitação.


 


Na segunda-feira (19), primeiro dia do curso, serão apresentadas as capacitações teóricas, onde os participantes vão acompanhar discussões sobre as vantagens e importância da inseminação artificial, o manejo e a alimentação do gado e sobre a sociologia rural.


 


Nas aulas práticas os temas vão abordar a identificação dos sinais de cio na vaca, o conhecimento do aparelho reprodutivo feminino do animal, o manejo do bodijão de criogênico, o descongelamento do sêmen, o manuseio de peças anatômicas, a lida técnica com a vaca, a força econômica da inseminação artificial, métodos indicados para tecnificar melhor a produção de leite, além de outros aspectos relacionados à inseminação.


 


No CTB de Linhares, desde a criação da unidade, todos os meses uma nova turma é treinada. Até o momento, já foram realizados 100 cursos, com 1.2 mil pessoas capacitadas.


 


Para participar, os interessados devem pagar uma taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00. São oferecidos alojamento, refeições e área de lazer para todos os participantes do curso.


 


O curso de inseminação tem 40 horas de duração e é uma ação conjunta entre Incaper, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Casa do Adubo e Lagoa da Serra.


 



Assessoria de Comunicação do Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário