Os países da UE (União Europeia) se negaram, ontem, a obrigar a Áustria e a Hungria a cultivar o milho geneticamente modificado MON 810, da multinacional americana Monsanto, como pedia a Comissão Europeia.
Apenas quatro países (Reino Unido, Holanda, Suécia e Finlândia) apoiaram a proposta de Bruxelas, que pedia aos ministros do Meio Ambiente da UE que votassem pela suspensão das cláusulas de salvaguarda decididas pela Áustria e pela Hungria.
O resultado antecipa nova derrota para a CE quando os países da UE forem convocados a votar para obrigar a França e a Grécia a suspender as restrições provisórias ao cultivo do MON 810.
A CE já havia fracassado em 16 de fevereiro na primeira tentativa de forçar França e Grécia a autorizar a retomada do uso do MON 810, em votação do Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e Saúde Animal da UE.
Folha de São Paulo

