Café sofre efeitos da bienalidade negativa e do clima

por admin_ideale

 


A produção nacional de café beneficiado em 2009, estimada nesta quinta-feira (8) pela Conab, deve ficar entre 36,9 e 38,8 milhões de sacas de 60 quilos. Os números são da primeira pesquisa da safra atual e representam uma redução, conforme o intervalo inferior ou superior, de 19,8% a 15,6% em relação à colheita passada, de 46 milhões de sacas, ou seja, uma diminuição média de 8,2 milhões de sacas.

O café tipo arábica, que corresponde a 74,6% do plantio total, varia entre 26,8 e 28,3 milhões de sacas, contra as 35,5 milhões do ano passado. A redução média é de 22,3% (8,6 a 7,2 milhões de sacas). Já o conilon ou robusta representa 25,4% da produção nacional e varia de 10 a 10,5 milhões de sacas.


Os principais fatores responsáveis por essa queda são o ciclo da baixa bienalidade da cultura em áreas do arábica, a irregularidade de chuvas e temperaturas elevadas, além de menor investimento nos tratos culturais e intensificação das podas que interferem na produtividade.


O estado de Minas Gerais detém 48,6% de toda produção do país, sendo 66% do arábica. Em segundo lugar vem o Espírito Santo com 25% da colheita total, com destaque para a produção do conilon, responsável por 69% da estimativa nacional.


Área – A área de café sofreu redução de 0,5%, ou de 11,9 mil hectares. São 2,35 milhões contra 2,36 milhões de hectares registrados em 2008. Mais de 90% do plantio estão em produção e o restante dos cafezais em formação.


A pesquisa foi realizada no período de 16 a 29 de novembro do ano passado, junto a diversas instituições parceiras da Conab nos principais estados produtores, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Rondônia e Rio de Janeiro.


Conab

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar