O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), deu mais um importante passo no sentido da preservação ambiental aliada à produção agrícola. É que foi assinado, na tarde desta quinta-feira (28), um termo de compromisso para a implantação do projeto ‘Pau-Brasil’, que prevê o reflorestamento com a essência florestal para fins econômicos e ambientais.
A parceria foi firmada com a Aracruz Celulose (Arcel), o Instituto Verde Brasil (IVB) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O prazo de vigência do documento será até o dia 31 de dezembro de 2009.
O objetivo é promover o reflorestamento com a essência florestal ‘Pau-Brasil’ em propriedades rurais visando à otimização dos recursos naturais existentes e conseqüentemente, a sua sustentabilidade a longo prazo. A madeira será destinada a indústria moveleira e para a produção de arcos de violinos, que são exportados para diversos países.
O governador em exercício, Ricardo Ferraço, lembrou que o termo representa a resposta das áreas de agricultura e meio ambiente à um dos grandes desafios da atualidade. “Num processo como este, o Governo do Estado é um facilitador para que as partes possam se unir e produzir resultados. Estamos percebendo que o controle social exercido pela população, com suas entidades organizadas, tem nos ensinado muito, com críticas, sugestões e debates. É com parcerias como esta que nossos desafios ficam menores. O Governo do Estado tem procurado fazer sua parte, criando e implementando projetos e programas que ajudem a contribuir para o crescimento sustentável do Espírito Santo”.
A meta estabelecida é a de implementar projetos integrados em 60 propriedades agrícolas, de acordo com a programação a ser definida pelo Comitê Técnico, que deverá considerar, preferencialmente, as propriedades localizadas em: microbacias de cabeceira dos principais cursos d’água, áreas de conexão com remanescentes da mata atlântica (corredores ecológicos), áreas com maior susceptibilidade à degradação dos solos e zonas de amortecimento ou de transição com unidades de conservação.
Para o secretário de Estado da Agricultura, César Colnago, a idéia é produzir riqueza e ao mesmo tempo recuperar áreas degradadas. “Agricultura e meio ambiente nunca estiveram caminhando tão juntas como agora. É preciso pensar nos recursos naturais sem deixar de produzir e gerar renda para o produtor, como este termo prevê”, afirmou.
A gestão operacional do projeto estará a cargo de um Comitê Técnico Local, sediado na cidade de Marechal Floriano, e será composto por representantes do Incaper, Instituto Verde Brasil, Arcel e das Prefeituras Municipais que vierem a aderir a este Termo de Compromisso. O Comitê terá como função planejar, definir a programação de trabalho e acompanhar a sua execução.
“Com esta proposta do Governo Estadual, vamos resgatar esta essência nativa que estava praticamente em extinção no Espírito Santo, que é o Pau-Brasil. As novas mudas utilizadas já serão provenientes de novas florestas”, explicou o diretor do Instituto Verde-Brasil, Marco Antônio Raposo Nascimento.
O projeto, que faz parte do Programa de Reflorestamento e de Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas, será desenvolvido, prioritariamente, nas Regiões Serranas (Sudoeste e Central) e nas áreas de baixa altitude do Caparaó, Pólo Cachoeiro e Litorânea Sul do Estado.
Os recursos financeiros serão originários da dotação alocada pela Arcel, totalizando R$ 55 mil. Além dos recursos financeiros previstos, a empresa vai adquirir mudas provenientes do viveiro sob a administração do IVB: 15 mil mudas de Pau-Brasil e 120 mil mudas de essências nativas da região.
Poderão aderir a este instrumento outras instituições interessadas, em especial, as Prefeituras Municipais localizadas nas áreas a serem abrangidas pelo Projeto “Pau Brasil”.

