Encontro do pólo de maracujá acontece nesta sexta em Jaguaré

por admin_ideale

 


Nesta sexta-feira (22), cerca de 250 pessoas envolvidas com a cadeia produtiva do maracujá estarão presentes no Clube Recreativo de Jaguaré, onde será realizado o V Encontro de Produtores do Pólo de Maracujá, das 7h30 às 12 horas.  O encontro é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Cooperativa dos Produtores Rurais de Jaguaré (Coopruj).


Na oportunidade, serão apresentadas as ações que serão desenvolvidas pelo Comitê Gestor do Pólo de Maracujá, para prevenção e controle de doenças viróticas que atingem o maracujazeiro. Além disso, técnicos do Incaper irão instruir os produtores sobre boas práticas para plantio do maracujá e para o manejo de pragas e doenças.


Haverá também a participação do gerente geral da Trop Frutas do Brasil, a principal compradora de maracujá no Estado, que falará sobre a comercialização do fruto no Espírito Santo.


De acordo com a engenheira agrônoma do Incaper, Adelaide Santana da Costa, é importante que os produtores tomem conhecimento do mercado promissor para o maracujá no Estado, como forma de incentivo para o aumento da área ocupada com a atividade e melhoria da qualidade da produção.


Adelaide acrescenta, ainda, que o encontro servirá para reunir e socializar todos os envolvidos na cadeia produtiva do maracujá, desde produtores e técnicos até comerciantes, o que possibilita a troca de informações entre os agentes e também, o surgimento de novos negócios.


Participam do Pólo de Maracujá do Espírito Santo, principalmente, os municípios do Norte do Estado, sendo eles, Pinheiros, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Linhares e Aracruz. A área ocupada no Estado com a atividade é de aproximadamente 2,3 mil hectares, com uma produtividade média de 30 toneladas do fruto por hectare.


Comitê Gestor do Pólo de Maracujá


O Comitê Gestor do Pólo de Maracujá foi homologado no dia 28 de março deste ano, mas será apresentado aos produtores no encontro. O grupo é formado por representantes do Incaper, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Espírito Santo (MAPA-ES), dos municípios, das agroindústrias e da Coopruj (que presidia a organização).


O objetivo do Comitê é discutir ações estratégicas para o estabelecimento e monitoramento do maracujazeiro no Espírito Santo, buscar soluções para os problemas que comprometem a ampliação da área de produção e qualidade do maracujá produzido no Estado e representar os produtores junto às diferentes Instituições de apoio à fruticultura.

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar