A criançada também terá seu espaço na 32ª edição da GranExpoES, que será realizada desta terça-feira (19) ao dia 24 de agosto, no Centro de Eventos Floriano Varejão, em Carapina, Serra. O Projeto Celeiro da Educação, destinado a crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, além de promover visitação a animais expostos e palestras educativas, irá abordar a responsabilidade social e preservação do meio ambiente, por meio da Fazenda Ecológica.
A novidade ocupará uma área de aproximadamente 600 metros quadrados e contará com trilha de animais selvagens, cozinha ecológica e minifazendinha. O espaço terá ainda uma maquete da bacia hidrográfica do Rio Doce, com mais de 100 metros quadrados, onde as crianças e adultos poderão conhecer o percurso de um dos rios mais importantes do Espírito Santo.
O rio Doce nasce em Minas Gerais e percorre 870 quilômetros até desaguar em Linhares. A maquete mostrará cidades e fazendas que foram construídas às margens do rio, e ainda a estrada de ferro Vitória-Minas, com réplicas de locomotivas e vagões carregados de minério de ferro.
Por meio de atividades de educação ambiental, brincadeira e passeios, a Fazenda Ecológica ensinará às crianças como produzir no campo de forma ambientalmente correta, sem agredir o meio ambiente e de acordo com a legislação ambiental.
Para os adultos, essas questões serão abordadas com exemplos práticos de ações que podem ser implementadas em fazendas e sítios, além de um agradável “Café com Prosa”, durante o qual serão debatidos temas de interesse do produtor rural, como licenciamentos, pagamentos por serviços ambientais, destinação do lixo e esgoto na propriedade e outros.
Na minifazendinha, as crianças poderão ter contato com animais como pôneis, minivacas, coelhos, galinhas e outros, além de receber recomendações de como cuidar de cada animal. Este ano, os dejetos dos animais serão utilizados para a produção de biogás, que alimentará o fogão da Cozinha da Roça. Esta cozinha produzirá quitutes como café, leite, broa e biscoitos caseiros para os visitantes.
Também estarão expostas, em uma trilha, réplicas de animais nativos da Mata Atlântica ameaçados de extinção, construídos em fibra de vidro, em tamanho natural.
As escolas interessadas em levar grupos de alunos para visitação terão que se inscrever antecipadamente, pois as vagas são limitadas. Em quem quiser participar do “Café com Prosa”, pode reservar sua vaga. Informações e reservas pelo telefone (27) 3281-8004.
A exposição é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag).
Programação da Fazenda Ecológica:
Aberta ao público a partir de 20 de agosto (quarta-feira)
Trilhas dos Animais e Oficinas Educativas
Duas saídas diárias e visitação para adultos à noite.
Manhã
Início: 8h30
Finalização (com lanche): 11 horas
Tarde
Início: 13 horas
Finalização (com lanche): 16 horas
Noite
Visitação para adultos
Das 18 às 21 horas
Cozinha Ecológica
Tempo Integral, com surpresas durante o dia, quando os pratos elaborados na cozinha ficam prontos.
De 8h30 às 22 horas
Café com Prosa
8 horas – Credenciamento e Café
9 horas – Início dos trabalhos
10h30 – Encerramento
Programação:
Dia 20/08 – Quarta-feira
Tema: Fundágua / Pagamento por Serviços Ambientais
Dia 21/08 – Quinta-feira
Tema: Adequação ambiental das Propriedades Rurais
Dia 22/08 – Sexta-feira
Tema: Reaproveitamento de Resíduos do Agronegócio
Serviço:
Visitação ao Parque: R$ 4,00 (meia) e R$ 8,00 (inteira), em todos os dias do evento.
Instituições interessadas em marcar visita podem obter mais informações pelo telefone (27) 3281-8006. As escolas agendadas terão sua visita monitorada por estudantes de Zootecnia, Veterinária, Turismo e Pedagogia, preparados para oferecer todo o suporte aos visitantes.

