O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), se reuniu em caráter extraordinário nesta terça-feira (05), no Centro de Aperfeiçoamento do Líder Rural (Calir), em Viana. No encontro, foi definida a reestruturação da dinâmica de funcionamento do CEDRS.
Uma das medidas adotadas a fim de resolver o problema da dificuldade de alcance de quórum e atraso na realização das reuniões foi a redução do número de componentes do Conselho e inclusão de novos membros. Agora serão 24 participantes e não mais 36, garantindo a presença equilibrada de representantes do setor público e da sociedade civil organizada.
Outra proposta aprovada foi a mudança do local dos encontros, que sempre aconteciam na sede da Seag. Devido à dificuldade de área para estacionamento, as próximas reuniões deverão ser realizadas a princípio no Martin Lutero, em Bento Ferreira.
Outro assunto debatido foi a necessidade do CEDRS se aproximar das ações de formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, em especial, na implementação do ‘Novo Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag).
De acordo com o secretário executivo do CEDRS, Luiz Carlos Bricalli, a iniciativa contou com a participação de 2/3 dos membros, consolidando assim a reestruturação. “A expectativa é que, a partir de agora, as reuniões comecem pontualmente no horário previsto (09 horas), sejam mais dinâmicas e facilitem a presença de todos os representantes do CEDRS”, afirmou.
Conselho
Apenas em 2008 já foram aprovados, pelo Conselho, R$ 11.169.423,00 entre projetos do Pronaf Capixaba, Pronaf Territórios e Crédito Fundiário. Além disso, o Conselho aprovou o credenciamento de mais cinco entidades para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural no Espírito Santo, que já conta com o trabalho do Incaper há 52 anos.
Atualmente o CEDRS é presidido pelo secretário Estadual de Agricultura, César Colnago, e o secretário executivo, o gerente de Agricultura Familiar e Reordenamento Familiar da Seag, Luiz Carlos Bricalli.

