O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, com aproximadamente 159 milhões de cabeças, sendo 33 milhões destinados a produção leiteira, que produzem por volta de 25 bilhões de litros anualmente (AnualPec 2007). No outono e inverno as condições climáticas, a falta de chuva, a redução da luminosidade e a baixa umidade afetam o crescimento das plantas forrageiras, reduzindo drasticamente seus valores nutritivos.
Para não prejudicar a produção diária de leite da fazenda, muitos produtores, além do manejo de pastagens, utilizam a cana como suplemento para a nutrição dos animais. Para auxiliar e otimizar o trabalho dos pecuaristas que utilizam esse recurso, a Connan – Companhia Nacional de Nutrição Animal desenvolveu o Núcleo Connan Cana, lançado na Feicorte deste ano. O suplemento corrige os valores nutricionais da cana e aumenta a sua ingestão. De acordo com o gerente técnico e médico veterinário, Edmar Conceição de Freitas, há um aumento significativo na produção de leite com o uso do suplemento adequado. “Esse suplemento irá fornecer aos animais, toda a uréia que necessitam associada a uma fonte de nitrogênio não protéico de liberação controlada-Optigen®, minerais (polintriente aglomerado), leveduras e lasalocida sódica, garantido um bom aproveitamento dos alimentos ingeridos e melhor desempenho dos animais”, ressalta.
O Núcleo Connan Cana é enriquecido com leveduras vivas – Yea-Sacc® 1026 – um otimizador que melhora o ambiente ruminal por meio do consumo de oxigênio e estimulação do crescimento de microrganismos benéficos para degradação do alimento. Outra vantagem é que aumenta a produção de bactérias que utilizam o ácido lático. Esses efeitos em conjunto melhoram o aproveitamento da dieta pelo animal e auxiliam no aumento do consumo, e conseqüentemente a produção de leite e o ganho de peso. “A levedura contida no Núcleo proporciona um melhor estado fisiológico ao animal, possibilitando o aumento de no mínimo 20% na ingestão de cana picada”, explica Freitas. As informações são da assessoria de imprensa da Connan.
Agrolink

