O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza desta sexta-feira (18) até domingo (20) um curso completo sobre apicultura para 20 agricultores familiares de Fundão.
Na oportunidade, os participantes irão aprender, com aulas teóricas e práticas, todo o processo produtivo do mel, desde a criação das abelhas até a manutenção do apiário, limpeza de colméias, controle de pragas e doenças, sobre os pastos apícolas, quais culturas possuem mais néctar, entre outras técnicas.
As atividades acontecem das 8 às 17 horas. Na sexta-feira (18) e no sábado (19), as instruções serão no Centro de Vivência de Fundão. No domingo (20), haverá uma visita técnica ao apiário da propriedade do Sr. Pedro Henrique Pedrini, em que os participantes poderão identificar in loco os ninhos, os ovos, a abelha rainha, as operárias, os zangões, os quadros de alvéolos, além de aprenderem, de forma prática, a maneira correta de se lidar com a colméia.
De acordo como engenheiro agrônomo do Incaper de Fundão, Ismael Fernandes de Almeida, o município possui um grande potencial para a produção de mel, devido à vasta quantidade de pasto apícola presente na região – ou seja, áreas com flores que são visitadas pelas abelhas para retirada do néctar – como as culturas do café, da laranja, da mexerica e do limão, quando em época de floração.
Devido a este potencial, há o incentivo aos pequenos produtores do município a ingressar na atividade, como forma de diversificar a produção e obter uma alternativa extra de renda.
Ismael Fernandes afirma ainda que a apicultura é uma atividade rentável para os produtores. Um litro de mel pode ser comercializado por até R$ 7,00, sendo que uma colméia pode chegar a produzir 50 litros por ano e um pequeno produtor pode possuir em sua propriedade uma média de 20 colméias facilmente.
Além disso, a produção de mel contribui para o agroturismo nas propriedades, com o comércio do próprio mel ou de doces e geléias.
Fundão está localizado na Região Metropolitana de Vitória, a 57 quilômetros da Capital. No município, há 80 agricultores inseridos na atividade, que produzem, ao todo, aproximadamente 30 mil litros de mel por ano. Destaque para o agricultor Sebastião Agostine, conhecido como “Tião Abelha”, que, sozinho, produz em torno de cinco mil litros de mel por ano.

