O novo complexo industrial da Aracruz Celulose será construído na cidade de Governador Valadares, no leste de Minas Gerais. O investimento estimado da quarta fábrica é de US$ 5 bilhões, em 15 anos. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (14), na cidade mineira, pelo presidente da Aracruz, Carlos Augusto Lira Aguiar, que estava acompanhado do governador mineiro, Aécio Neves.
O complexo industrial no Vale do Aço poderá acolher até três fábricas com capacidade para produzir 1,4 milhão de toneladas de celulose por ano, cada uma. O projeto de instalação da primeira planta prevê investimentos da ordem de US$ 2,4 bilhões, incluindo compra de terras, formação de florestas e investimento industrial.
Obras começam em cinco anos
As obras da quarta fábrica da empresa deverão ser iniciadas em 2013, com entrada em operação prevista para 2015. A construção da primeira fábrica do empreendimento deverá envolver entre 7 mil e 9 mil profissionais, para as áreas florestal e industrial. Cerca de 5 mil pessoas serão capacitadas para atender à demanda, utilizando, de acordo com a companhia, a mão-de-obra local nos municípios em que atua.
Uma vez em operação, a primeira planta deverá contemplar cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos, sendo 3 mil diretos na área florestal e 700 na área industrial, assim como aproximadamente 10 mil empregos indiretos. As duas fábricas, quando em operação, deverão gerar 40 mil empregos diretos e indiretos na região.
Escolha por Minas Gerais
A escolha pela cidade mineira aconteceu após estudos de viabilidade apontarem disponibilidade de áreas florestais apropriadas para o plantio de eucalipto, boa oferta de recursos hídricos e disponibilidade de energia elétrica em alta tensão. As facilidades logísticas da região, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, incluem a existência de ferrovia que liga a região à fábrica da Aracruz Celulose no Espírito Santo, e o bom distanciamento médio entre plantios e fábrica.
Redação Gazeta Rádios e Internet

