IBGE diminui previsão de safra

por admin_ideale

 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para baixo, pela primeira vez este ano, a projeção para a safra 2007/08. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) relativo a junho, a colheita atingirá 143,6 milhões de toneladas este ano, volume recorde no País e 7,9% maior do que a safra anterior. A estimativa é 0,5% menor do que a apresentada em maio.


Os dados foram divulgados ontem em conjunto com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O gerente do LSPA, Roberto Andreazzi, disse que a revisão para baixo ocorreu por causa do milho segunda safra, cuja colheita tem sido prejudicada pelas geadas na região Sul.


Segundo Andreazzi, o milho na segunda safra é sempre uma cultura de risco e poderão ocorrer novas revisões da previsão da colheita no próximo LSPA. Apesar da queda de 4,9% na previsão de safra dessa cultura em junho em relação a maio, a colheita prevista para este ano, de 17,5 milhões de toneladas, ainda é 11,4% superior ao ano passado.


Revisões. Andreazzi disse que ainda poderá haver novas revisões na estimativa da safra 2008, especialmente no milho segunda safra, feijão terceira safra ou trigo, culturas que ainda estão sendo plantadas ou colhidas. Porém, ele adiantou que, caso ocorram mudanças, não devem ser significativas.


O gerente do IBGE destacou também que a safra de cana-de-açúcar prevista para 2008, de 588 milhões de toneladas, é um recorde histórico na série iniciada em 1990 pelo IBGE. A estimativa para a cana, referente a junho, é 0,5% superior à projeção de maio e 14% superior à safra anterior. Segundo Andreazzi, a demanda pelo etanol é a principal justificativa para o aumento previsto na safra dessa cultura.


O etanol, com conseqüente redução da oferta de milho para exportação dos Estados Unidos, também é um dos principais motivos para o crescimento das duas safras desse grão este ano. Na primeira safra, o produto teve uma expansão de 10,3% ante a anterior e, para a segunda safra, que ainda está sendo colhida, a previsão é de um aumento de 11,4%.


CONAB. Em meio à alta dos preços dos alimentos no mercado interno, números divulgados pela Conab mostram que a safra 2007/08 de grãos será 0,6% inferior ao previsto no mês passado. Em junho, a Conab havia estimado a colheita de 143,3 milhões de toneladas de grãos, volume que foi reduzido para 142,42 milhões de toneladas com base no levantamento realizado entre os dias 16 e 20 de junho.


O resultado divulgado ontem ainda representa recorde em relação a colheita de 131,8 milhões de toneladas na safra passada. A Conab ainda divulgará outras previsões para a safra 2007/08 em agosto e setembro.


Jornal do Commercio

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar