Em uma iniciativa do Incaper, 78 mapas, um para cada município do Espírito Santo, estão publicados por meio do acervo digital de sua biblioteca. Trata-se da série “Ambientes Regionais Municipais” que englobam zonas naturais, bacias hidrográficas e comunidades.
O pesquisador da unidade central de gestão do GEOBASES/Incaper, Leandro Roberto Feitoza, salienta que este tipo acervo, até então não disponível para acesso público on-line, hoje pode ser acessado por meio de termos que viabilizam a indexação à referência bibliográfica. Ao acessar a referência, o usuário também visualiza o mapa técnico-cientifico no tamanho original, podendo inclusive fazer download ou encaminhar arquivo para empresa especializada fazer impressão.
Nesses mapas, nove zonas naturais são expressas por parâmetros relacionados à temperatura (fria, amena e quente), relevo (acidentada e plana) e suficiência de água (chuvosa, transição chuvosa/seca e seca).
Segundo o Diretor Técnico do Incaper, Lucio Herzog de Muner, tais expressões de ordem ecológica fazem sentido para os usuários da informação, pois elas transmitem uma ideia sobre o ecossistema predominante numa dada comunidade ou bacia hidrográfica em nível detalhado e, por este motivo, estes mapas de Zonas Naturais são muito apreciados por extensionistas e outros gestores comprometidos com o desenvolvimento local.
As camadas referentes às comunidades, segundo informações do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) – que coordenou este material – consistem na delimitação dos territórios onde exista um grupo permanente de famílias que mantêm relações de vizinhança, laços de solidariedade, afinidades culturais e utilizam os mesmos equipamentos coletivos.
Leandro Feitoza destacou que no caso das bacias hidrográficas, trata-se de informações muito demandadas para a organização da sociedade em algumas formas de planejamento de ações direcionadas para os que coabitam um mesmo território ou unidade de ordem ecológica. “Essa organização é considerada determinante para uma boa articulação da política estadual de recursos hídricos”, completou.
O diretor-presidente do Incaper e Secretário Executivo do GEOBASES, Marcelo Suzart de Almeida, destaca, entre os muitos exemplos que refletem o impacto positivo do trabalho de resgate deste tipo de acervo, o caso da atualização da legenda do mapa de reconhecimento de solos do Espírito Santo, finalizado recentemente por uma equipe de Doutores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do International Institute for Aerial Space Survey and Earth Sciences (ITC), da Holanda, e que, hoje, com um “click de mouse”, está disponível para um grande público de interessados que demandam fortemente conhecimentos deste assunto no Estado.
Tatiana Caus