Sem Censo, agropecuária fica sem rumo

0

Um dos principais motores socioeconômicos do Espírito Santo, a agropecuária pode sofrer um duro golpe. Ao anunciar que não fará o Censo Agropecuário 2017, o IBGE agita o setor e causa incertezas. O motivo é a falta de recursos, devido ao corte no orçamento do órgão, de R$ 330,8 milhões para R$ 266,8.

“Isso é um retrocesso que vai comprometer muitos investimentos. As decisões serão tomadas sem uma base confiável e num cenário ainda pior, no escuro. Fazer isso é brincar com a vida de milhões de pessoas que vivem e dependem diretamente da agropecuária e não prezar pelos recursos públicos que serão empregados em políticas e programas governamentais”, destaca o deputado Federal Evair de Melo (PV-ES), que ingressou com uma representação no Ministério Público Federal para garantir a realização do Censo Agropecuário 2017.

O Censo é a única e principal fonte de informações seguras sobre a agropecuária, que serve de base para a construção de políticas públicas, realização de investimentos, avaliação e aperfeiçoamento. Sem o novo trabalho, a atual base, elaborada há 10 anos com o último Censo, não reproduz mais a realidade do setor, que somado as outras atividades associadas, somente no Espírito Santo representa 30% do PIB e do total dos empregos.

 

Meio ambiente

Há uma grande expectativa de ampliação de áreas de recomposição florestal e aqui no Espírito Santo, possivelmente, a ampliação da cobertura florestal nativa, desde o último censo, seja numa proporção maior do que no Brasil. Esses dados são importantes tanto para os aspectos ambientais quanto para aqueles relacionados ao mercado. Adiando a verificação e anúncio desse ótimo indicador, o Estado deixa de aproveitar oportunidades de mercado.

 

CENSO AGROPECUÁRIO

– O último foi referente ao ano de 2006, publicado em 2007.

– O Brasil realizou o seu primeiro Censo Agropecuário em 1920. Os censos seguintes foram realizados em 1940, 1950, 1960, 1970, 1975, 1980, 1985, 1995-1996 e 2006/2007

 

 

Campo Vivo com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário