
Após o início de dezembro ter sido marcado pelo alta de preços do mamão e posterior estabilidade das cotações, a 1ª quinzena do mês finalizada com recuo no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia.
De acordo com colaboradores consultados pelo Hortifrúti/Cepea, no Norte do ES, o havaí 12-18 foi comercializado a R$ 2,86/kg, nesta semana (15 a 19/12), recuo de 5% em frente à semana anterior. Do mesmo modo, as cotações de mamão formosa recuaram em 16% no Sul da Bahia, com a fruta sendo cotada a R$ 3,30/kg.
Mesmo com a permanência do cenário de menor oferta, a queda nos preços é reflexo tanto do fato das cotações já virem de um cenário de alta, como em virtude da proximidade das festividades de fim de ano, que desaquecem a demanda pela fruta.
Somado a isso, apesar da oferta controlada nas regiões, produtores que buscaram garantir a comercialização em preços atrativos, como os registrados nas primeiras semanas de dezembro, passaram a ofertar de forma mais consistente as frutas, mesmo que maturação dos mamões ainda não estivesse 100% completa.
Assim, com o aumento da entrada das frutas verdes, também impactou nas cotações. Para as próximas semanas, mesmo que a oferta à nível nacional não aumente, a tendência deverá ser de demanda pouco aquecida. Dessa forma, cotações não deverão avançar de forma expressiva, devendo manter a estabilidade até o fim do ano.
HFBrasil

