
Os projetos propõem soluções estratégicas para o agro capixaba: o Currículo de Sustentabilidade da Pimenta-do-Reino, direcionado ao fortalecimento da identidade e da rastreabilidade da produção; a Plataforma de Sucessão Rural, que apoia a continuidade na gestão das propriedades e a formação de novas lideranças; e a proposta de agregação de valor no processamento de tilápias, voltada ao ganho de competitividade da aquicultura capixaba por meio de apoio para a instalação das agroindústrias.
Os coordenadores do programa no Estado, Bruno Amorim, analista técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), e Lidiane Gomes, analista técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes) participaram do encontro realizado na manhã desta segunda-feira (17).
“Foi um momento importante para ouvir, de quem exerce papel de liderança, conselhos sobre essas iniciativas e sobre as possibilidades de replicá-las em outros municípios rurais do Espírito Santo”, afirma Amorim.
O secretário de agricultura, por sua vez, parabenizou os jovens e destacou que as iniciativas enfrentam três gargalos estruturais do setor, áreas que podem avançar significativamente a partir dos projetos apresentados. Ele também ressaltou o protagonismo do Espírito Santo no cenário nacional, evidenciado pela qualidade das propostas.
Os três finalistas capixabas na etapa nacional do CNA Jovem são: Paloma Francisca Pancieri de Almeida, de São Mateus, Nícolas Gouvêa Dos Santos, de Água Doce do Norte, e Richarles Silvio Machado, de Afonso Cláudio.
Um dos representantes capixabas, Richarles, afirma que apresentar seu projeto à Secretaria de Agricultura do Estado foi uma experiência única, um marco importante para a iniciativa e uma motivação para seguir trabalhando com dedicação, para que alcance os resultados esperados e gere retornos significativos para o setor.
“Sinto-me honrado e consciente da grande responsabilidade em mãos, sabendo que o AgroSucessão, plataforma de sucessão rural, tem potencial para impactar positivamente a vida de muitos produtores rurais e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio em nosso Estado. A receptividade e o interesse demonstrados pela Secretaria reforçam a importância e a relevância da iniciativa”, ressalta.
Durante a etapa nacional, última do programa, os jovens líderes do agro capixaba se reunirão com os demais jovens selecionados de todo o país, para apresentar as iniciativas desenvolvidas ao longo das etapas anteriores, conforme os desafios propostos pelo Sistema CNA/Senar.
Na primeira semana de dezembro, em Brasília, será realizada a etapa final do Programa CNA Jovem, quando serão anunciadas as iniciativas e lideranças que se destacaram em 2025. Desejamos boa sorte aos nossos representantes capixabas!
Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

