SIC 2025: cacau e chocolates capixabas encantam visitantes e conquista o público

Amêndoas de cacau, nibs, drageados, cacau in natura podem ser degustados no estande

por Portal Campo Vivo
Os cacauicultores Fabiani Reinholz, Érika Rangel Muniz Santos e Eduardo Zucolotto representando a Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau)

O sabor e aroma das amêndoas de cacau e do chocolate produzido em terras capixabas têm permitido os visitantes vivenciarem uma experiência que vai desde a degustação do cacau in natura até os produtos fabricados a partir do fruto, durante a Semana Internacional do Café (SIC). Visitantes da Geórgia, Rússia, Japão, Canadá, China, Uruguai e Espanha já passaram pelo estande para experimentar e adquirir os produtos.

Leila Marrafon, de Poços de Caldas (MG), visitou o estande e levou para casa nibs de cacau.

Leila Marrafon, de Poços de Caldas (MG) não conhecia os produtos e teve a oportunidade de, pela primeira vez, experimentar a amêndoa in natura. Ela levou para casa o Nibs de cacau, mas conheceu outros produtos como as barras de chocolate, drageados e aguardente feito a partir do mel de cacau disponíveis no estande.

“Achei bem diferente e gostoso. Não é aquele chocolate que a indústria faz e tem bastante gordura. Ele é bem puro mesmo. Estou levando para casa o nibs e quem sabe não passo a ser uma consumidora e comprar mais?”, brincou a visitante que disse estar encantada em saber que o Espírito Santo produz com tanta qualidade.

A participação do cacau capixaba durante a SIC visa fomentar a verticalização da cadeia produtiva, mostrando o diferencial em sabor e aroma das amêndoas e suas características únicas.

“Nosso objetivo é mostrar ao mundo que o Espírito Santo produz cacau de excelência, além de demonstrar nossa variedade de produtos aos apreciadores, lojas de produtos naturais e ao comércio interno e externo”, afirmou Érika Rangel Muniz Santos, uma das representantes da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau) presente na SIC.

Érika Rangel Muniz Santos, produtora e proprietária da marca D’Cacau.

É a primeira vez que Érika, também produtora de cacau e há 8 anos detentora da marca D’Cacau, participa da feira. Ela trouxe da região de Perobas, município de Linhares, nibs, chocolates e drageados que estão fazendo sucesso, assim como todos os outros produtos dos associados que também se encontraram no local disponíveis para venda.

 Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

“Participar da SIC tem despertado outras formas de trabalhar e apresentar os produtos. É importante esse incentivo que a Prefeitura de Linhares e o Sebrae nos proporcionaram de estar aqui. O Sebrae, inclusive, a partir de uma consultoria me ajudou a organizar a parte financeira, pois muitas vezes focamos mais na produção. Agora, participo de um projeto sobre mercado para potencializar as vendas”, comentou a produtora.

A presença dos produtores na feira reforça o potencial na produção de cacau de alta qualidade e evidencia a verticalização e inovação da cadeia produtiva local, consolidando a posição do Estado como referência no setor.

Valda Ravani, Jornalista, Redação Campo Vivo

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar